Dom Vasconcelos preside missa de Quarta-Feira de Cinzas na Catedral de Sobral

0
Homilia dom Vasconcelos

Por Samuel Carvalho – Redação Correio da Semana
Aconteceu no dia 17 de fevereiro, às 18h, a missa de quarta-feira de cinzas na catedral de Sobral, celebrada pelo bispo da diocese Dom José Luiz Gomes de Vasconcelos. A ocasião também inaugurou a abertura da Campanha da Fraternidade Ecumênica de 2021 que tem como tema “Fraternidade e Diálogo: compromisso de amor” e lema “Cristo é nossa paz: o que era dividido, fez uma unidade”.
Durante a missa estiveram presentes os padres Uli Edress e João Paulo, concelebrando juntamente com Dom Vasconcelos. A quarta-feira de cinzas, que dá início à quaresma, nos chama a vivenciar a caridade e o amor. Neste ano, a Campanha da Fraternidade convida à reflexão e ao diálogo para superar as polarizações e violências que marcam a comunidade mundial diante do distanciamento, do negacionismo científico e violências que marcam as minorias sociais.
A missa aconteceu de acordo com os protocolos de segurança básica para evitar uma possível contaminação por covid-19. Foram adotada medidas de distanciamento entre os participantes, com lugares intercalados, uso obrigatório de máscara por todos dentro da igreja, distribuição de álcool em gel nas portarias e durante a celebração. O momento da distribuição de cinzas também seguiu as recomendações de saúde onde bispo, os padres e ministros
“nós precisamos aprender a dialogar, com Deus primeiramente. E Dialogar também com o diferente, um dialogo ecumênico. Precisamos dialogar com aqueles que pensam de maneira diferente, embora tenham a mesma fé que nós temos. Existem muitos irmãos e irmãs cristãos como nós que crêem no Deus que é Pai, Filho e Espírito Santo, mas que divergem em muitas coisas que cremos. Mas isso não significa que não possamos dialogar e buscar aquilo nos une e não o que nos separa”, pontuou Dom Vasconcelos durante a homilia. O bispo também destacou a necessidade de penitência e conversão durante o período de quaresma. “não nos esqueçamos que somos pó e que ao pó devemos retornar convertei-vos e crede no evangelho é a palavra de ordem do dia de hoje, o que significa mudar de rumo”, ele finalizou.
A abertura solene diocesana da Campanha da Fraternidade 2021 será realizada no dia 20 de fevereiro, sábado, enquanto as demais paróquias farão a suas aberturas individualmente no primeiro domingo da quaresma, no dia 21 de fevereiro, que trará diversas reflexões sobre a capacidade de dialogar e compreender quem pensa de formas diferentes sem discriminar crenças e evitar tudo que pode diminuir a dignidade do próximo.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *