Dom Vasconcelos preside Santa Missa de Abertura na SÉ Catedral

0
_DSC9814

No 18º Domingo do Tempo Comum, 06, a igreja católica celebrou a Solenidade da Transfiguração do Senhor. Em Sobral, houve a abertura oficial do mês vocacional na SÉ Catedral de Nossa Senhora da Conceição promovida pela Pastoral Vocacional Diocesana. A celebração eucarística foi presidida por Dom Vasconcelos, bispo diocesano, e concelebrada por Pe. Bruno de Araújo, reitor do Seminário Propedêutico São José e coordenador da Pastoral Vocacional.
Todo ano, sempre no mês de agosto, a igreja católica celebra no Brasil, o mês vocacional. A cada domingo a celebração litúrgica é dedicada a uma vocação: ministérios ordenados (diáconos, padres e bispos), ao matrimônio, vocação a vida consagrada e aos leigos. Porém, a igreja no Brasil vivencia o 3º ano vocacional que iniciou as reflexões temáticas pelas vocações em 20 novembro de 2022, com o tema: “Vocação, graça e missão”, portanto o tema se fundamenta na afirmação de que “a vocação aparece realmente como um dom de graça e de aliança, como o mais belo e precioso segredo de nossa liberdade”. A iniciativa comemora os 40 anos do primeiro ano temático dedicado à reflexão, oração e promoção das vocações no país. A proposta foi apresentada pela Comissão Episcopal Pastoral para os Ministérios Ordenados e a Vida Consagrada da CNBB.
Representações vocacionais participaram da liturgia. Entre elas, as Irmãs Reparadoras do Coração de Jesus, filhas de Sant’Ana e servas pobres de Jesus; seminaristas, e casais dos grupos e movimentos paroquiais. À luz do evangelho, Dom Vasconcelos proferiu uma homilia catequética sobre a Transfiguração de Jesus, explicando a assembleia porque Jesus transfigurou-se. “Moisés apareceu a Jesus representando a lei, e Elias os profetas. Ou seja, a lei e os profetas conversando com Jesus, a palavra de Deus que se fez carne. Pois, em Jesus se cumpre todos os mandamentos. Aqui se cumpre uma teofania, a manifestação de Deus”, disse.
Ainda sobre a manifestação de Jesus, o bispo diocesano trouxe para a realidade atual a experiência que os discípulos tiveram, para fazer com que os presentes meditassem sobre o chamado de Deus a vocação. “Essa teofania nos revela uma experiência de Deus e todo ser humano é chamado a isso, e quando há essa experiência pessoal e profunda com Deus, ele então toma a decisão de deixar tudo para seguir Deus e consagrar a sua vida a ele, e então não pode mais viver sem o Senhor. O senhor hoje se transfigura diante de nós, e com todo o seu resplendor nós nos sentimos vocacionados”, enfatizou.
Durante o mês de agosto, em todo o território diocesano, as paróquias irão celebrar e rezar a cada domingo pelas vocações. O ano vocacional segue até o dia 26 de novembro de 2023.

Thais Helena – Redação Jornal Correio da Semana

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *