Dom Vasconcelos realiza visita pastoral à Paróquia de Frecheirinha





Em profunda proximidade com os diocesanos, Dom Vasconcelos realizou uma visita pastoral à Paróquia de Nossa Senhora da Saúde de Frecheirinha entre os dias 05 a 07 de outubro cumprindo uma programação repleta de atividades e momentos fraternos entre o pastor, padres e paroquianos.
Como princípio e fundamento visível da unidade da igreja particular, a visita pastoral é uma ação apostólica que o bispo deve efetuar pela caridade pastoral (Cf. LG, n. 23). A visita é, sem dúvida, um momento de peculiar graça, na qual o bispo repete o gesto de Jesus Cristo que vai ao encontro do seu povo (Cf. Pastores Gregis, n. 46). Além do contato do bispo visitador com seu clero e com o povo, deve-se também buscar encontro e diálogo com os diversos segmentos da sociedade na área política, social e educacional, mas sobretudo com os afastados da prática religiosa; atingindo os batizados distanciados e os das periferias geográficas.
O encontro iniciou na noite do dia 05/10 no patamar da igreja matriz com um momento cívico que contou com a presença das autoridades, conselhos e paroquianos, e assim todos acolheram o bispo. Em seguida, houve uma carreata com a imagem de Nossa Senhora Aparecida em direção à comunidade de Pau Branco, onde Dom Vasconcelos presidiu a missa de abertura da festa dedicada a padroeira da capela. Concelebraram os padres: Pe. Júlio Nascimento, pároco e Pe. Maurílio Xavier, vigário paroquial. Na manhã desta sexta-feira, 06/10, a programação deu continuidade com a visita no Patronato São José, colégio que há 63 anos faz parte da comunidade paroquial e conta com a direção das irmãs josefinas. À tarde, o pastor reuniu-se com o conselho da área missionária de São Francisco em Ubaúna e visitou o hospital municipal. Por fim, presidiu a santa missa na capela.
Todo o CPP (conselho pastoral paroquial) irá se reunir na manhã deste sábado, 07/10, com os padres e o senhor bispo. Já no findar da tarde, Dom Vasconcelos visitará o hospital Menino Jesus de Praga e depois será recepcionado na gruta de Nossa Senhora de Fátima e celebrará a missa no santuário. A visita pastoral finalizará no domingo, 08/10, com a Santa Missa presidida pelo bispo diocesano na igreja matriz.
Thais Helena – Redação Jornal Correio da Semana



