Dom Vasconcelos recebe equipe do filme “José, Bispo de Sobral” para discutir orçamento geral do longa-metragem
Por Samuel Carvalho – Redação Correio da Semana
O bispo da diocese de Sobral Dom José Luiz Gomes de Vasconcelos juntamente ao ecônomo Pe. Raimundo Nonato Leonardo Bastos recebeu na última segunda-feira (13) pela manhã na sala do bispado uma audiência com a presença do Prof. Dr. Marcus Flávio Alexandre da Silva (Curso de Ciências Sociais da Universidade Estadual Vale do Acaraú – UVA) sobre a apresentação da lista de personagens e de locações, o orçamento geral da produção do roteiro do longa-metragem “José, Bispo de Sobral”, elaborado pelo roteirista Augusto César dos Santos, estimado inicialmente no valor de R$ 2.779.639,63 (dois milhões, setecentos e setenta e nove mil, seiscentos e trinta e nove reais e sessenta e três centavos).
Durante a audiência foi discutida as possibilidades da Diocese de Sobral arcar com os valores da produção, porém todas as alternativas levantadas estavam inviáveis. Dessa forma, ficou decidido que somente através da elaboração de projetos culturais e, posterior, submissão a Leis de Incentivo à Cultura no âmbito estadual e federal, teríamos a possibilidade de conseguir essa verba.
Para conseguir atingir os objetivos do orçamento, a Diocese de Sobral junto ao seu setor jurídico, promoverá a criação de uma Fundação Cultural na área do Audiovisual para participar desses editais culturais. Segundo as palavras do professor Marcus Flávio essa iniciativa é muito importante pois pode inspirar outras paróquias a criar seus próprios setores culturais na área do audiovisual para investir em produção de filmes católicos. Ainda segundo suas palavras o projeto “tem valor inestimável para o sobralense, por que resgata a cultura imaterial da cidade” através do recorte histórico feito pela produção do longa-metragem.
O Prof. Marcus Flávio, idealizador do projeto, junto a sócio-diretora da produtora Cabeça de Cuia Filmes, Lília Moema Santana, serão os responsáveis pela elaboração do projeto no formato desses editais, bem como será feita uma pesquisa sobre outros projetos semelhantes. A produtora Cabeça de Cuia Filmes será responsável pela produção do longa-metragem, enquanto Lília Moema Santana foi escalada para a direção do filme. “Joseé, Bispo de Sobral” está sendo divulgado nas redes sociais através do perfil no Instagram @ josebispodesobral.