EDUCAÇÃO E CIDADANIA •
O Lixo e o Meio Ambiente
O lixo sempre foi um problema sério para a humanidade por conta da má educação do ser humano. Para solucionarmos esse problema será através da coleta seletiva. Com a coleta seletiva o material pode ser reciclado e destinado corretamente ao seu devido lugar.
Como devemos fazer essa coleta seletiva? Na sua casa separe o lixo orgânico em uma sacola. Todo metal em outra sacola, bem como todo material de alumínio, papel, papelão e vidros em sacolas separadas. Assim, você estará ajudando aos catadores de materiais recicláveis e contribuindo para o bem estar da humanidade.
Uma das coisas que faço para não atrair mosquitos, moscas e baratas é guardar na geladeira restos de comidas como ossos, gorduras, peles de frango quando não for o dia do carro do lixo passar.
O lixo é um problema mais sério do que nós imaginamos. Por que o lixo acarreta diretamente na nossa saúde. Quando deixamos o lixo sem coleta seletiva na nossa casa estaremos contribuindo para que a nossa saúde seja vulnerabilizada.
“Os dados mais recentes divulgados pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), demonstram que os materiais orgânicos representam 57,41% do total de resíduo sólido produzido no Brasil, como sobras de alimentos. O restante é composto por plástico (16,49%), papel e papelão (13,16%), vidro (2,34%), material ferroso (1,56%), alumínio (0,51%) e outros materiais (8,56%). De acordo com estudo do Ipea, estima-se a geração de 160 mil toneladas diárias de resíduos sólidos urbanos no País.
“Ainda que destinar para a reciclagem o lixo seco seja fundamental, o processo de construção de um mundo melhor exige reduzir o lixo gerado em casa, seja ele reciclável ou orgânico. A Pointer, que tem a sustentabilidade como um de seus valores, traz aqui ideias que podem lhe ajudar a repensar alguns hábitos e gerar uma quantidade menor de lixo. São ações simples, mas que podem fazer uma grande diferença.
Assuma uma atitude de consumo consciente. É importante entender que a forma como consumimos é capaz de impactar o planeta. Repense sobre o que você compra e de quem compra, mantendo sempre um olhar atento com relação às embalagens, que normalmente acabam indo para o lixo. Quanto menos embalagem, melhor.
Evite embalagens de plástico. Produzida a partir do petróleo, a embalagem de plástico é a vilã da natureza. A estimativa é que ela leve cerca de 500 anos para ser decomposta no meio ambiente.
Reaproveite as embalagens para armazenamento. A embalagem do sorvete facilita o congelamento de comidas. Já o vidro de requeijão e o de geleia viram copos.
Evite o desperdício de alimentos. Para isso, compre aos poucos e apenas o que for consumir. Quem muito acumula corre o risco de perder produtos por conta da validade, sem haver tempo para sequer experimentá-los.
Moderação com o delivery. O delivery gera um consumo pouco consciente ambientalmente. Isso por causa da grande quantidade de embalagens e, consequentemente, do lixo gerado. Portanto, cozinhar em casa é sempre a melhor opção, para a nossa saúde e a do planeta. Lembre-se: delivery deve ser exceção, agora e sempre, para diminuir a quantidade de plástico e papelão em circulação no planeta”.
Atenção com as compras on-line. A internet realmente faz cada vez mais parte do nosso dia a dia. Entretanto, os produtos comprados e enviados para a sua casa geralmente exigem muita embalagem. Mudar essa tendência faz parte do conceito de consumo consciente. (pointer.com.br).
Separe seu lixo na sua casa e só coloque-o na calçada próximo a hora que o carro do lixo passar.
Prof. Salmito Campos – (jornalista e radialista).