Em Meruoca, Seminarista Welington é admitido às Ordens Sacras

0

Pe. Fábio Soares, Dom Vasconcelos, Seminarista Welington e Pe. Samoel Melo

O bispo diocesano, Dom Vasconcelos, celebrou solenemente a Santa Missa com rito de Admissão às Ordens Sacras, do seminarista Francisco Welington Pinto Silva na igreja matriz de Nossa Senhora da Conceição em Meruoca na noite da última quinta-feira, 17/08.
De acordo com o Cerimonial dos Bispos (n. 479), “o rito de admissão às Ordens Sacras destina-se a que o aspirante ao Diaconato ou ao Presbiterato manifeste publicamente a sua vontade de se doar a Deus e à Igreja, para exercer a Ordem Sagrada. A Igreja, aceitando esta doação, escolhe-o e chama-o, a fim de se preparar para receber a Sagrada Ordem, passando assim a ser contado legitimamente entre os candidatos ao Diaconato e ao Presbiterato”. Assim, a admissão é o momento em que a Igreja acolhe o seminarista como candidato para o ministério de diácono e de presbítero. No rito, o seminarista manifesta sua vontade de se entregar a Deus e à humanidade no exercício do ministério sacerdotal. A Igreja responde, por meio da bênção do bispo, confirmando-o em sua decisão.
Os padres: Pe. Fábio Soares e Pe. Samoel Melo, atual administrador paroquial da Paróquia de São Luiz Gonzaga em Padre Linhares concelebraram a missa. É importante destacar a importância dos sacerdotes na caminhada formativa do seminarista Welington, tendo em vista que Pe. Samoel é ex-reitor do Seminário de Teologia e Pe. Fábio Soares o acompanha em seu estágio pastoral na Paróquia de Meruoca há seis meses. “O bispo diocesano de Sobral está muito contente pelos frutos que estão sendo colhidos através da oração que nós fazemos que é pedir ao senhor da messe que envie operários para a messe. Uma vocação acertada é resultado da oração do povo de Deus. Em breve Welington será ordenado diácono em sua terra natal, em Massapê, e em seguida, presbítero na Catedral de Sobral, portanto alguma coisa tinha que ficar em Meruoca, nessa paróquia e cidade que acolheu seu estágio pastoral, e é por isso que estamos aqui”, disse Dom Vasconcelos na homilia.
Dom Vasconcelos durante a homilia pediu ao seminarista Welington que vivencie esse tempo de graça para meditar esse chamado. “Você não foi chamado, mas escolhido. Peça a Deus para ser fiel, e não queira outra coisa na vida, não tema a nada. O ministério ordenado basta para você. Não tenha outra ambição e nem outro amor que não seja Jesus”, disse. Após a homilia, houve o rito de admissão às Ordens Sacras. O aspirante a vocação foi chamado diante do bispo diocesano que fez o interrogatório, e ao som dos sinos da igreja matriz, Welington disse sim ao chamado de Deus. Em seguida, houve a profissão de fé, juramento e benção das vestes litúrgicas.
Em entrevista concedida ao Jornal Correio da Semana, o seminarista Welington falou sobre a dimensão do chamado a vocação presbiteral e o quanto está feliz em entregar sua vida à causa do reino de Deus. “Se é verdade que Deus é quem chama, também é verdade que a igreja é quem nos ajuda a discernir tal chamado. Ser admitido às ordens sacras é ter a alegria de uma vocação reconhecida pela igreja, certamente uma grande felicidade e igualmente uma grande responsabilidade. Estou muito feliz em poder entregar minha vida ao serviço de Deus e da igreja. Meu sentimento nesses dias que antecedem a ordenação diaconal, é de muita alegria em cumprir o que creio, ser a vontade de Deus para minha vida. Pois, não há maior alegria do que a de buscar fazer a vontade dele”, disse.
A ordenação diaconal do Seminarista Welington será na próxima terça-feira, 22 de agosto, às 19h na Igreja Matriz de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro em Massapê.
Thais Helena – Redação Jornal Correio da Semana

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *