Em Sobral, mais de 20 mil pessoas estão recuperadas da covid-19

Vacinação continua na cidade imunizante AstraZeneca para pessoas com comorbidades
Por Samuel Carvalho
Redação Correio da Semana
Foi informado por meio das redes sociais da Prefeitura de Sobral que mais de 20 mil sobralenses já estão recuperados do coronavírus. O primeiro caso na cidade foi registrado no dia 17 de março de 2020 e desde então o número de pessoas confirmadas para a doença continuam aumentando.
Segundo o último boletim epidemiológico divulgado pela prefeitura, divulgado ontem (18), foram confirmados mais 4 óbitos e 77 novos casos. Até o momento 23.780 sobralenses já foram infectados pela doença, por outro lado 20.876 pessoas estão recuperadas. O vacinômetro, também divulgado com o boletim epidemiológico, indica que até o momento 55.988 pessoas, equivalente a 16,4% da população já foi vacinada. A cidade já recebeu mais de 60 mil doses do imunizante contra a Covid-19.
A vacinação segue lenta em todo o país e em Sobral, inicia nesta quinta-feira (20) um mutirão de vacinação para aplicação da primeira e segunda dose do imunizante AstraZeneca/Fiocruz. Nesta fase, a terceira do plano de vacinação, a aplicação da primeira dose será destinada ao público com comorbidades, que abrange pessoas de 18 a 59 anos, com síndrome de Down, doença renal (em diálise) ou ostomia respiratória; e para o grupo de 55 a 59 anos, que são cardiopatias, diabéticas e pessoas com deficiência permanente com BPC ativo.
Para este momento Secretaria de Saúde informa que pessoas que tomaram a vacina contra a gripe há menos de 14 dias não podem receber a dose contra a Covid-19. É necessário aguardar o período de duas semanas. A segunda dose será para todos os que receberam a primeira aplicação da AstraZeneca/Fiocruz nos dias 25, 26 e 27 de fevereiro e nos dias 1, 2, 3 e 6 de março. A vacinação acontece em 39 pontos de vacinação espalhados por Sobral, e a aplicação ocorre das 8h às 12h sem necessidade de agendamento.
Apesar da imunização é importante ressaltar que os cuidados preventivos continuam paras as pessoas que receberam as vacinas. Mesmo após tomar a segunda dose, é necessário esperar pelo menos 15 dias até que e a vacina atinja o nível de eficácia esperado. O recomendado é que o isolamento social e o uso d
e máscara continuem, pois além do tempo de resposta do sistema imunológico é preciso uma boa cobertura vacinal para diminuir muito a circulação do vírus através da chamada imunidade de rebanho.



