Em Tempo

Belchior no Cineteatro São Luiz
Depois de 75 anos de seu nascimento, Antônio Carlos Belchior (1946 – 2017) continua um dos cantores mais importantes da música cearense e brasileira. Com suas letras e sua voz, facilmente identificadas até por ouvintes pouco regulares, marcou várias gerações de jovens.
Consagrou várias canções que dialogam com o contexto de sua época e que permanecem atuais. Em homenagem a Belchior, a banda Selvagens à Procura de Lei faz show, no dia 24 de outubro, no Cineteatro São Luiz, em Fortaleza. Informações: www.cineteatrosaoluiz.com.br.
Festival de Cinema Universitário
Foram encerradas, no dia 8 de outubro, as inscrições do Festival Brasileiro de Cinema Universitário (NOIA), para a Mostra Cearense de Fotografia Universitária e a Mostra Cearense de Bandas Universitárias. O evento terá curtas-metragens, fotografias e bandas musicais.
Em sua 20ª edição no Ceará, o evento celebra o permanente diálogo entre cultura e educação. Neste ano, a mostra acontecerá de forma presencial e on-line, no período de 7 a 13 de dezembro, no Cinema do Shopping Benfica em Fortaleza e no YouTube do Festival NOIA.
Prêmio Nobel de Literatura 2021
Foto – Divulgação/DN
• O tema da vida dos refugiados permeia cada um dos trabalhos de Abdulrazak Gurnah
O escritor africano Abdulrazak Gurnah é o vencedor do Prêmio Nobel de Literatura deste ano. O anúncio foi feito na manhã de 7 de outubro pela Academia Sueca. Desde 2012 que a instituição não dedicava a honraria a um autor que não fosse europeu ou norte-americano.
O autor não possui obras publicadas no Brasil, apenas uma traduzida em Portugal – “Junto ao Mar”, editada em 2003 pela Difel. No total, sua produção consiste em dez romances publicados e alguns contos. O tema da vida dos refugiados permeia cada um dos seus trabalhos.
Doação de sangue e medula óssea
Recentemente, os cearenses conheceram mais uma história de luta e esperança, vivida desta vez pela jornalista Marina Alves, repórter da TV Verdes Mares (afiliada Globo), que descobriu um câncer no linfoma, e já em tratamento, busca um doador de medula.
Colegas de trabalho, amigos e familiares da jornalista estão em campanha nas redes sociais e nas mídias tradicionais, incentivando à doação para ela e tantos outros que necessitam. As campanhas para doações de sangue e medula óssea mostram a solidariedade e amor ao próximo.
Projeto de uma academia social
O site Globo News, de Portugal, mostra a iniciativa inovadora do motorista de ônibus Marcos Paulo Oliveira, que luta para abrir uma academia social e tirar pessoas mais pobres da dependência do álcool e do cigarro malhando, exatamente como aconteceu com ele.
A ideia do motorista, conhecido em Fortaleza por ajudar passageiros carentes, é dar às pessoas mais pobres o mesmo direito que as outras têm de frequentar uma academia decente. Para contribuir com o projeto, acesse a vaquinha: https://sovaquinhaboa.com.br/academia-luvinha.
Dica da Coluna
Leia o Blog do Edilson (www.blogdoedilson.com.br). Cultura, educação, política e utilidade pública.



