Em Tempo

Programa CNH Popular 2021
Governador Camilo Santana realizou, no dia 13 de outubro, por meio de uma live nas redes sociais, o lançamento do programa CNH Popular 2021. Serão cinco mil carteiras destinadas para pessoas que residem em Fortaleza e outras 20 mil para quem vive no Interior do Estado.
Interessados devem acessar o site www.detran.ce.gov.br, selecionar “Habilitação”, seguir para a aba “Serviços de Habilitação” e digitar o CPF. Depois, anexar comprovante de residência, RG, CPF e Número de Identificação Social, o NIS (para quem faz parte do Bolsa Família).
Escola de Gastronomia social
A Escola de Gastronomia Social Ivens Dias Branco está ofertando 260 vagas em oito cursos on-line em panificação, confeitaria e cozinha brasileira. As inscrições para o segundo ciclo serão recebidas, nos dias 19 e 20 deste mês, no site www.gastronomiasocial.org.br.
Todas as atividades são gratuitas, mediante inscrição e processo seletivo. O público-alvo preferencial é formado por jovens em situação de vulnerabilidade social e adultos com ou sem experiência em gastronomia. A escola faz parte da Secretaria da Cultura do Ceará (Secult).
Festival da Música de Fortaleza
Foto: Divulgação/PM Fortaleza
As apresentações acontecerão no palco do Teatro São José
A edição 2021 do Festival da Música de Fortaleza está com inscrições abertas pela internet até o dia 18 de outubro. A premiação para o primeiro colocado é de R$ 40 mil. As duas fases eliminatórias ocorrerão nos dias 2 e 3 de dezembro, com a escolha das 12 músicas finalistas.
As apresentações acontecerão no Teatro São José, com transmissão ao vivo nos canais oficiais da Prefeitura de Fortaleza. A grande do final ocorrerá no dia 4 de dezembro. Inscrições e outras informações sobre o festival estão disponíveis no site http://www.fmf2021.online.
Simpósio virtual sobre educação
O prefeito do município de Sobral, Ivo Gomes, participou, no dia 13 de outubro, como palestrante, do Simpósio Virtual da Ásia Central em Educação, promovido pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco) e pelo Banco Mundial.
Ivo Gomes apresentou as experiências exitosas das escolas públicas de Sobral. Também frisou a necessidade de alfabetizar todas as crianças até os seis anos de idade, como condição indispensável para o desenvolvimento e bons resultados em qualquer rede de ensino.
Atividade física e sequelas Covid
Universidade Regional do Cariri (Urca) realiza a pesquisa “Atividade Física e Covid-19”, que tem como objetivo compreender o comportamento dos sintomas associados à Covid-19 em praticantes de atividades físicas, principalmente com relação às sequelas deixadas após a doença.
Crianças/adolescentes representados pelos pais ou responsáveis, jovens, adultos e idosos podem participar da pesquisa, por meio de um formulário disponível no portal da Urca. Até janeiro de 2022, será realizada uma avaliação prévia sobre os dados coletados durante o período.
Dica da Coluna
Leia o Blog do Edilson (www.blogdoedilson.com.br). Cultura, educação, política e utilidade pública.



