Em Tempo
IFCE lança vestibular com 84 vagas
Instituto Federal do Ceará (IFCE) lançou Vestibular Complementar com 84 vagas em cursos de graduação no campus de Sobral: Agronomia, Engenharia de Controle e Automação, Física, Matemática, Tecnologia em Alimentos e Tecnologia em Saneamento Ambiental.
O Vestibular levará em conta as notas obtidas em uma das edições do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2018 a 2022. As inscrições seguem até 28 de agosto, sem cobrança de taxa. A instituição reserva 50% do total das vagas para egressos de escolas públicas.
Mostras competitivas do Cine Ceará
Atenção cineastas! Prorrogadas até o dia 18 de setembro as inscrições para as Mostras Competitivas do 33° Cine Ceará – Festival Ibero-americano de Cinema: Competitiva Ibero-americana de Longa-metragem, Brasileira de Curta-metragem e Mostra Olhar do Ceará.
Para participar, os interessados devem preencher formulário de inscrição disponível no site www.cineceara.com, onde também consta o regulamento desta edição. Filmes selecionados deverão apresentar legenda descritiva para surdos e ensurdecidos em idioma português.
51º Festival de Cinema de Gramado
Foto: Edison Vara/Agência Pressphoto
Petrus Cariry e os Kikitos conquistados no festival
O Festival de Cinema de Gramado anunciou, em 19 de agosto, os vencedores da 51ª edição. O cinema cearense foi destaque. O longa-metragem “Mais Pesado é o Céu”, dirigido por Petrus Cariry, com os artistas Matheus Nachtergaele e Ana Luiza Rios, recebeu quatro prêmios.
Produção venceu em “Melhor Direção”, “Fotografia” (ambos para Petrus), “Montagem” (Firmino Holanda e Petrus) e “Prêmio Especial do Júri”, entregue à atriz Ana Luiza Rios. O Festival é um dos principais eventos de cinema e reúne grandes nomes da dramaturgia nacional.
Filme-documentário ‘Elis e Tom’
Com previsão de lançamento no dia 21 de setembro, o documentário “Elis e Tom, Só tinha de ser com você”, com direção de Roberto de Oliveira e Jom Tob Azulay, já conquistou o prêmio de Melhor Filme Brasileiro, na 46ª Mostra Internacional de Cinema de São Paulo.
Com as tensões e dramas que marcaram a produção do álbum de 1974, o filme-documentário mostra bastidores do álbum que uniu as vozes de Elis e Tom Jobim e marcou a música popular brasileira, revelando processo criativo, os conflitos e a parceria entre os artistas.
Livro de contos de Glória Diógenes
Professora de sociologia e antropóloga, a cearense Glória Diógenes irá estrear na publicação de contos. “Avarias”, seu primeiro livro no gênero, está em campanha de pré-venda, na busca de recursos para a impressão da obra para pessoas interessadas em apoiar o projeto.
É possível colaborar a partir de R$ 35, para receber versão digital, e R$ 55, para versão impressa. Para apoios de maior valor, estão previstas diferentes recompensas que incluem mais de um exemplar, autógrafos e outras itens. Pré-vendas: www.benfeitoria.com/projeto/avarias
Dica da Coluna
Leia o Blog do Edilson (www.blogdoedilson.com.br): Cultura, educação, política e utilidade pública.