Em Tempo
Movimento Feminino pela Anistia
Prêmio Frei Tito de Alencar de Direitos Humanos da Assembleia Legislativa foi entregue, no dia 9 de dezembro, ao núcleo cearense do Movimento Feminino pela Anistia, criado em 1976 para a defesa da anistia dos perseguidos políticos pelo regime militar.
Ex-deputada e ex-prefeita de Fortaleza, Maria Luiza Fontenele, também participante do Movimento, disse que o Ceará nunca mais foi o mesmo depois que as mulheres, com coragem, tomaram a frente da luta há 43 anos, contra “o pior que havia naquele momento”.
Sobral na Bienal do Livro do Sertão
A educação de Sobral foi tema de palestra na III Bienal do Livro do Sertão, em Salgueiro (PE). A convite da Secretaria da Educação do município pernambucano, a educadora Jacyra Pimentel falou sobre a trajetória da educação, desafios, estratégias e programas.
A Bienal aconteceu no período de 19 a 23 de novembro e contou com debates com personalidades e escritores, como o jornalista Francisco José, o educador Hamilton Werneck e o psiquiatra Gervásio Araújo, além de apresentações culturais com estudantes.
Concerto de música erudita no IFCE
Foto-Divulgação
Marcilane Cruz e Renato Costa formaram o dueto para disseminar a música erudita
Professores do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia (IFCE) em Sobral, Marcilane Cruz e Renato Costa apresentaram, na noite de11 de dezembro, o Duo Cruz & Costa. No programa do recital didático, músicas do período Barroco até o Contemporâneo.
O recital de piano e clarinete, com uma viagem pela Alemanha de Bach, Áustria de Mozart e França, de Satie e Debussy,foi um desafio para os músicos: apresentar música erudita aos estudantes, já que a maioria deles é familiarizada apenas com a música popular.
XIII Encontro Mestres do Mundo
Apresentações das diversas manifestações da cultura popular, como o reisado, bumba-meu-boi e o coco; as rodas de repasse de saberes e fazeres do mestres e mestras da cultura do Ceará, marcaram o XIII Encontro Mestres do Mundo em Sobral, de 4 a 7 de dezembro.
Também houve diplomação de onze novos mestres, além de dois grupos e uma coletividade. Foram dias de aulas-espetáculo, oficinas, apresentações culturais, exposições, seminário e feira de artesanato. O evento foi organizado pela Secretaria da Cultura do Ceará.
Festival Aruanda do Audiovisual
Cineasta Wolney Oliveira venceu seis prêmios no 14º Festival Aruanda do Audiovisual Brasileiro, no dia 4 de dezembro, em João Pessoa (PB). O filme “Soldados da Borracha” conquistou os prêmios na Mostra Competitiva de Longas Metragens “Sob o Céu Nordestino”.
O longa ganhou nas categorias de Melhor Som, Melhor Edição, Melhor Trilha Sonora, Melhor Longa Metragem e Melhor Longa pelo Júri Popular. Além disso, recebeu ainda o prêmio no valor de 15 mil reais para finalização do próximo filme do diretor.
Dica da Coluna
Leia o Blog do Edilson (www.blogdoedilson.com.br). Cultura, educação, política e utilidade pública.