Edilson Silva

Arquitetura de interiores em Fortaleza
Professoras Beatriz Diógenes, Márcia Cavalcante e Tania Vasconcelos, da Universidade Federal do Ceará, lançaram, noite de 24 de outubro, na programação da Casa Cor Ceará 2025, o livro “Interiores da Arquitetura em Fortaleza – da origem à profissionalização -1950-2000”.
A obra investiga as origens da atividade, identifica seus precursores e personagens de destaque, analisa suas transformações, destaca projetos emblemáticos e compreende o crescente envolvimento dos decoradores, designers e arquitetos na elaboração de interiores e Fortaleza.

Obra cearense adaptada para o cinema
Faz pouco mais de 10 anos que o escritor cearense Pedro Guerra teve o primeiro contato com a produção literária. De lá para cá, dois romances foram publicados e o mais recente deles irá, em breve, virar filme: “O maior ser humano vivo”, lançado em 2024 pela Editora Record.
O livro será adaptado para o cinema em obra do diretor Esmir Filho. Em fase inicial, o projeto deve contar com Pedro Guerra na equipe de roteiro. “O maior ser humano vivo” traz frases do português José Saramago e do cantor e compositor cearense Belchior como epígrafes.

Livro do Ano no Prêmio Jabuti 2025

Ruy Castro foi destaque com “O Ouvidor do Brasil: 99 vezes Tom Jobim”
“O Ouvidor do Brasil: 99 vezes Tom Jobim”, de Ruy Castro, venceu a categoria Livro do Ano no Prêmio Jabuti 2025. Além da categoria principal, foram premiados os vencedores em 23 categorias, que englobam os eixos Literatura, Não Ficção, Produção Editorial e Inovação.
Ruy Castro recebeu a estatueta dourada, prêmio especial de R$ 70 mil e uma viagem à Feira do Livro de Londres. A cerimônia, que aconteceu no dia 27 de outubro, também teve uma homenagem para a jornalista e escritora Ana Maria Machado como Personalidade Literária.

Netos de Elis Regina cantam Romaria
Os netos mais velhos de Elis Regina, Antonio Baldini, 21, filho da cantora Maria Rita, e Rafaela Mariano, 18, filha do cantor Pedro Mariano, emocionaram fãs da artista com vídeo de uma interpretação de Romaria, de Renato Teixeira, eternizada na voz da avó na década de 70.
Na gravação caseira, nas redes sociais, dia 26 de outubro, Antonio toca a música no violão e os dois dividem os vocais da canção. Os comentários da publicação, feita no Instagram, destacaram o talento dos primos e rememoram a importância de Elis para a música brasileira.

Doações para o músico Lucas Marden
Campanha em prol do tratamento do câncer do saxofonista de jazz Lucas Marden está unindo família, amigos e músicos da cena de Fortaleza. No dia 27 de outubro, foi realizada uma jam session solidária com vários músicos da Capital, com doações revertidas para o artista.
Outros eventos estão agendados. E quem desejar contribuir, pode doar qualquer valor pela plataforma Vakinha, clicando www.vakinha.com.br. O site também permite colaborações via Pix. Músico desde os nove anos e saxofonista desde os 18, Lucas Marden tem com 43 anos.

Dica da Coluna
Leia o Blog do Edilson (www.blogdoedilson.com.br): Cultura, educação, política e utilidade pública.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *