Em Ubaúna, criação da quase-paróquia de São Francisco de Assis marca festa do padroeiro
Com o aumento da população desta pequena porção do povo de Deus, foi criada na noite da última quinta-feira, 26 de setembro, durante a missa do terceiro dia da festa do padroeiro, a quase-paróquia de São Francisco de Assis no distrito de Ubaúna, pertencente ao município de Coreaú.
Este território paroquial foi desmembrado da Paróquia de Nossa Senhora da Saúde de Frecheirinha e conta agora com uma área total de 276km abrangendo assim mais de vinte comunidades.
A celebração foi presidida por Dom Vasconcelos, bispo diocesano de Sobral e concelebrada por padres diocesanos e frades capuchinhos. O decreto de ereção canônica da quase-paróquia foi lido por Monsenhor Nonato Timbó, vigário geral e chanceler da Cúria. O pároco da Paróquia de Frecheirinha, Pe. Emídio Moura, leu o decreto de nomeação do quase-pároco, Pe. Maurílio Xavier.
Em homilia, Dom Vasconcelos recomendou aos fiéis que se ajudem mutuamente para que vivam em ação na verdadeira comunhão pastoral, evangelizadora e administrativa. “É um dia histórico para todos nós que estamos aqui hoje prestigiando esse momento, principalmente para o povo de Ubaúna. Houveram muitas necessidades até chegarmos aqui e precisávamos dar mais um passo. A partir de agora essa comunidade terá vida própria, pois, está se desmembrando da Paróquia de Frecheirinha”, ressaltou.
Após a pregação, o quase-pároco realizou a profissão de fé e o juramento de fidelidade diante do bispo e de toda a igreja que se fez presente, renovando assim seu compromisso pastoral.
Em suas considerações, Padre Maurílio agradeceu a Dom Vasconcelos por sua disposição incansável em percorrer os quatro cantos da diocese em prol da evangelização e realizando os trabalhos pastorais. Agradeceu ainda a comunidade paroquial de Ubaúna. “O nosso povo é religioso e acolhedor, portanto, estou muito feliz em estar nessa comunidade”, disse.
História
A pedra fundamental da Capela de São Francisco do Trapiá, hoje Ubaúna, foi lançada por padre Bernardino Lustosa em 09 de outubro de 1883.
Construída pelo coronel David Machado Portela Filho, a capela foi o cumprimento da promessa feita por sua mãe, Dona Rosa Francisca do Espírito Santo, conhecida como “Rosa Carneiro”, no curso final da Guerra do Paraguai. Dona Rosa recorreu a São Francisco, que era seu santo de devoção e prometeu erguer uma capela ao santo se os filhos fossem poupados dos flagelos da guerra. Com o imediato fim do conflito, os filhos se viram salvos e Dona Rosa doou meia légua de fundos no lugar denominado Trapiazinho para a construção da capela. Dona Rosa faleceu no dia 31 de maio de 1884 sem ver finalizada a obra por ela idealizada.
Após a construção da capela, Ubaúna passou 67 anos na Paróquia de Coreaú acompanhando simultaneamente o ordenamento pastoral daquela paróquia até 1950, quando Dom José Tupinambá da Frota, primeiro bispo de Sobral, expediu a portaria de criação da Paróquia de Nossa Senhora da Saúde em 03 de novembro daquele mesmo ano. A partir de então, Ubaúna passou a integrar o território paroquial de Frecheirinha.
Em 2001, Ubaúna volta a ser assistida pela Paróquia de Coreaú, ali permanece até o ano de 2005, período em que é reintegrada à Paróquia de Frecheirinha onde permaneceu até pouco tempo. Pelo marco inicial de sua construção já são 141 anos de evangelização e de graças abundantes.
Thaís Helena – Redação – Jornal Correio da Semana