Encontro Internacional das Equipes de Nossa Senhora acontece em Turim, Itália
Teve início na última segunda-feira,15 de julho, o Encontro Internacional das Equipes de Nossa Senhora (ENS), em Turim, Itália. Mais de 7,5 mil pessoas de 86 países participam do evento, e a maior delegação é a brasileira, com 2,2 mil participantes. Esta é a 13ª edição e tem como tema “Vamos com o coração ardente”, que recorda o episódio do Evangelho dos discípulos de Emaús.
As Equipes de Nossa Senhora são um movimento de espiritualidade conjugal, reconhecido pela Santa Sé como Associação Privada Internacional de Fiéis de Direito Pontifício. Foi fundada em na França, por padre Henry Caffarel (1903-1996), atualmente em processo de beatificação. Nasceu por volta de 1938, por iniciativa de alguns casais que procuraram o sacerdote e passaram a se reunir mensalmente para aprofundar o sentido do sacramento do matrimônio. Em 8 de dezembro de 1947, foi formalizado o nascimento de um novo movimento. Uma equipe é constituída por cinco a sete casais e assistida por um sacerdote conselheiro espiritual.
As equipes cresceram com o tempo e se expandiram por todo o mundo. Hoje, estão presentes em mais de 90 países. Segundo as estatísticas 2023 publicadas pelas ENS, com dados de 2022, são mais de 71 mil casais em mais de 14 mil equipes em todo o mundo.
O movimento chegou ao Brasil em 1950 e o país se tornou o terceiro do mundo a receber as ENS e o primeiro de língua não francesa. Atualmente, o Brasil é o país com maior presença no movimento, segundo as estatísticas das ENS. São 4.484 equipes e mais de 25 mil casais.
A cada seis anos as Equipes de Nossa Senhora fazem o encontro internacional. De Sobral estão presentes os padres: Marcos Uchôa, pároco da Paróquia do Sagrado Coração de Jesus e Ítalo Arcanjo, ecônomo e quase pároco da Área Pastoral da Divina Misericórdia.
Thais Helena
Jornalista – Jornal Correio da Semana