Exposição celebra legado sobre a vida e missão do primeiro bispo de Sobral

0
DSC_2789_1

Durante o mês de setembro, a cidade de Sobral vive momentos de grande emoção e reflexão com uma programação em alusão a Dom José Tupinambá da Frota, primeiro bispo da Diocese de Sobral.
Os sobralenses tem a oportunidade de reviver a história do maior benfeitor de Sobral, até o dia 30 de setembro, através de uma exposição na Secretaria de Turismo de Sobral, situado próximo ao Arco de Nossa Senhora de Fátima.
A realização da exposição em homenagem a Dom José Tupinambá da Frota, é promovida pelo Turismo Religioso de Sobral, como parte da programação oficial do Setembro Dom José.
Para o secretário do Turismo Religioso, Roberio Cavalcante, a exposição é uma forma de valorizar o patrimônio histórico e religioso, e consequentemente promover atividades que unem cultura, fé e educação.
A programação, que já se tornou tradição no calendário, tem reunido visitantes que se unem para revisitar a trajetória do primeiro bispo da Diocese de Sobral, cuja missão ultrapassou os limites da Igreja e deixou marcas profundas na educação, cultura, saúde e assistência social da cidade.
A mostra trás ao público uma rica coletânea de fotografias históricas, documentos, objetos pessoais, além de materiais litúrgicos. Seu episcopado foi marcado ainda pela criação da Santa Casa de Misericórdia de Sobral; colégios como o Sant’Ana, Sobralense e Patronato; Jornal Correio da Semana, e o incentivo à cultura com a criação do Museu Dom José, seu antigo palácio episcopal, um dos maiores acervos de arte sacra do Brasil.
No próximo dia 25, Dom Vasconcelos, bispo diocesano de Sobral, presidirá a Santa Missa pela memória de Dom José Tupinambá da Frota, na Catedral de Sobral. A data marca 66 anos de falecimento do bispo.
Thaís Helena – Jornalista – Jornal Correio da Semana

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *