Face de São Vicente de Paulo é reconstruída

Blender:File:/home/linux3dcs/prj/Vicente_de_Paulo_201510/Reconstruction_5.blend
Redação
Vicente de Paulo nasceu na França, em Pouy, a 24 de abril de 1581 e faleceu em Paris, em 27 de setembro de 1660. Sacerdote católico francês, canonizado em 16 de junho de 1737, pelo Papa Clemente XII. São Francisco de Sales, chamava São Vicente de Paulo o “padre mais santo do século”. Em 12 de maio de 1885 foi declarado, pelo Papa Leão XIII, patrono de todas as obras de caridade da Igreja Católica.
São Vicente é fundador das Damas da Caridade, hoje conhecidas como Associação Internacional de Caridades – AIC (1617), das Confrarias da Caridade (1617), da Congregação da Missão (1625), cujos membros são conhecidos como padres Lazaristas, ou padres vicentinos, da congregação das Filhas da Caridade (1633), com o apoio de Santa Luísa de Marillac.
Para celebrar os 285 anos de canonização do Santo uma equipe composta pelo professor sobralense José Luís Lira, doutor em Direito e Diretor do Museu Diocesano Dom José, pelo designer 3D Cícero Moraes, de Sinop (MT), referência internacional no campo da reconstrução facial forense, acompanhados da perícia de 08 profissionais da área de saúde, apresenta ao mundo a reconstrução facial de São Vicente de Paulo.
A equipe escolheu a Diocese de Crato para fazer a apresentação. Será no próximo domingo, dia 13, durante a Missa Dominical de 17 horas, presidida pelo administrador Diocesano, Pe. José Vicente Pinto de Alencar Silva, na Catedral de Nossa Senhora da Penha, de Crato.
Conforme o coordenador do projeto, Prof. José Luís Lira, a notícia repercutiu em todo o mundo e foi muito movimentado para ele e Cícero Moraes responder a tantas entrevistas, com matérias publicadas na Vatican News e na Congregação da Missão no Brasil e em vários outros órgãos da imprensa católica. Ele conclui que domingo será um grande momento para a História da Igreja e na Diocese de Crato, a Diocese do Pe. Cícero que terá a primeira leiga beatificada em solo cearense, a Beata Benigna Cardoso.
O pesquisador Cícero Moraes, na terça-feira, dia 15, será agraciado com o Título de Doutor Honoris Causa pela FATELL – Faculdade Tecnológica de Limoeiro do Norte, mantida pela FUNCAR – Fundação Cariri, ambas dirigidas pela Professora Mestra Antonia Ladislau de Sousa. Para Cícero Moraes “esta homenagem é um momento muito especial, pois trata-se de um reconhecimento a todo o trabalho que venho fazendo ao longo dos últimos anos no campo forense e na medicina humana e veterinária. Sou realmente muito grato a todos os que idealizaram esse evento, em especial à Ms. Antônia Ladislau”.
Em artigo científico tornado público a equipe agradeceu o aval da Congregação da Missão por meio de seu então Superior Geral, Pe. Gregory George Gay, ao Pe. John E. Rybolt, ex-Reitor da DePaul University, em Chicago, nos Estados Unidos e um dos maiores investigadores da vida do Santo, que autorizou o uso das imagens, além de outras personalidades que contribuíram para pesquisa e para a apresentação, destacando o Presidente do Regional Nordeste 1 da CNBB, Dom José Luiz Gomes de Vasconcelos, destacando, também, a Profa. Antonia Ladislau de Sousa, da Fundação Cariri, Padre José Vicente de Alencar Pinto, Administrador Diocesano da Diocese de Crato e Lugar-Tenência da Ordem Equestre do Santo Sepulcro no Rio de Janeiro.
SERVIÇO: Apresentação da reconstrução facial de São Vicente de Paulo | Domingo, dia 13 de fevereiro de 2022, às 17 horas, na Catedral de Crato (Ceará).



