Fazenda da Esperança São Bento celebra 16 anos com Tríduo e reforça o compromisso com o amor ao próximo

0
fazenda da esperanca (6)

A Fazenda da Esperança São Bento, situada na comunidade de Lagoa Queimada, a um pouco mais de 20km de distância de Sobral, realizou de 13 a 15 de dezembro o Tríduo em comemoração aos 16 anos de criação da obra social, com o tema: “Peregrinos da Esperança” e o lema: “Ser Família, ser Esperança”.

Este programa de recuperação é baseado em um tripé que consiste essencialmente no trabalho, na espiritualidade e na convivência. Tanto que todos os acolhidos vivem em uma irmandade tão unida que é capaz de devolver a eles o real sentido da vida, do amor a si e ao próximo, assim como a importância da comunhão.
Além disso, a Fazenda da Esperança também trabalha junto à família, pois ela é uma das peças fundamentais para o sucesso da recuperação do jovem acolhido, através do Grupo Esperança Viva (GEV). O objetivo da ação é estruturar a família, mas mesmo quando ela não atende a esse convite – que não tem caráter obrigatório – o tratamento continua e o jovem recuperado tem a oportunidade de amar a sua gente como ela é
No primeiro dia do tríduo, 13 de dezembro, a missa foi presidida por Pe. Eufrázio Filho, capelão da Capela do Menino Deus, e concelebrada por Pe. Deckson, reitor do Santuário São Bento. O subtema foi: “Livrar-se da insatisfação, amando”. No final da programação, foram apresentados os relatos de experiências dos acolhidos, por meio de histórias que comovem os corações, evidenciando a importância do trabalho da Fazenda da Esperança na formação do homem novo. Na oportunidade, também foi exibido um vídeo mostrando o nível de satisfação dos acolhidos no processo de recuperação, além dos relatos de voluntários e representantes de empresas envolvidas nesse trabalho beneficente de assistência social.
No dia 14 de dezembro, o subtema trabalhado foi: “Viver, Profecia e Esperança”, e presidiu a Santa Missa, Pe. Eder, da Diocese de Tianguá, acompanhado dos padres: Ítalo Arcanjo e Dekson. Houve ainda a inauguração da reforma da padaria “Sabores da Esperança” que aconteceu com os recursos oriundos de doação de mercadorias com perfil de bazar, através do “Programa: Novos Destinos da Receita Federal”, e esteve presente um representante do órgão do Governo Federal Brasileiro, Francisco Kleber Martins Timbó.
O último dia do tríduo, 15, foi marcado pela Santa Missa presidida pelo bispo diocesano de Sobral, Dom Vasconcelos, no 3º Domingo do Advento. O bispo meditou o subtema: “Virá aquele que é mais forte do que eu”, e na oportunidade concedeu o sacramento do Batismo do Senhor (Crisma), a quatro acolhidos. Participaram os familiares dos acolhidos, visitantes e religiosas.
Diariamente, a festividade contou com a presença de membros dos vários grupos, pastorais e movimentos de inúmeras paróquias. Também marcou presença o Grupo Esperança Viva – GEV de Sobral e Tianguá. O ministério de música da Comunidade Rainha da Paz, Comunidade Shalom e o cantor missionário Alexandre Melo, realizaram a animação nos momentos culturais.
O tríduo em alusão a data festiva é um pré-âmbulo do que será celebrado no Ano Jubilar de 2025. Na Fazenda da Esperança os acolhidos são chamados a intensificar as orações, de forma especial, rezando e meditando, pois a oração está presente à própria luz de Deus, incentivando a todos a uma vida constante de intimidade com o Pai durante todo o processo de recuperação dos acolhidos.

Thais Helena – Jornalista – Jornal Correio da Semana
Contribuições – Francirene Tomaz

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *