Herculano Costa

Carlo Acutis, o primeiro santo millennial e influencer de Deus

Tornar-se santo não está nos planos da maioria de nós, mas um jogador de videogame italiano de 15 anos, de nome Carlo Acutis, acaba de passar por todas as etapas da canonização para tornar-se Santo da Igreja Católica Apostólica Romana. O falecido Papa Francisco já havia reconhecido dois milagres realizados por Carlo Acutis e, em 7 de setembro próximo pretérito, na presença de cerca de 70.000 pessoas na Praça de São Pedro, no Vaticano, ele foi oficialmente declarado Santo pelo Papa Leão XIV. Mas o que sabemos sobre esse adolescente? Vamos conhecê-lo?
Carlo Acutis nasceu em 3 de maio de 1991, em Londres, Inglaterra. Seus pais são Andrea Acutis e Antônia Salzano, nascidos na Itália.
Muito cedo, Acutis foi diagnosticado com leucemia, quando era adolescente. Desde tenra idade, o menino Acutis desenvolveu um forte interesse pela Igreja Católica e um amor ao próximo inspirado por Deus.
Aos 7 anos começou a frequentar igrejas para assistir missas e outras atividades religiosas. “Meu segredo é entrar em contato com Jesus todos os dias”, dizia ele. Os pais de Acutis foram inspirados por sua fé e devoção e se juntaram a ele nas missas.
– “Antes do nascimento de Carlo, eu estava realmente envolvida na cultura do nosso tempo”, disse sua mãe. “Eu era prisioneira de tudo o que é relativo e limitado. Mas Carlo me mostrou como viver no meu século, enquanto me volto para a eternidade”.
Rajesh Mohur, que trabalhou como babá para a família de Acutis quando era jovem, converteu-se do Hinduísmo ao Catolicismo por causa dele. Mohur lembra o amor de Acutis pelos pobres e como ele ajudava os sem-teto levando-lhes comida na rua.
Acutis não se esquivou de defender sua fé e posição, em uma variedade de tópicos no ensino médio. Muitos dos colegas de classe dele se lembram do menino fazendo isso com paixão. Acutis era conhecido por defender as crianças que sofriam bullying na escola.
Além de sua devoção à Igreja, Acutis gostava de jogar futebol e videogame. Do PlayStation ao Xbox e Nintendo Game Boy, Acutis era um jogador apaixonado. Ele, no entanto, restringiu seu tempo de jogo a duas horas por dia.
Acutis era celibatário e aparentemente nunca namorou ninguém. “A Virgem Maria é a única mulher na minha vida”, disse ele. Segundo sua mãe, ele costumava dizer: “há filas em frente a um show, em frente a um jogo de futebol, mas não vejo essas filas em frente ao Santíssimo Sacramento”.
Além de sua paixão por Deus, Acutis desenvolveu um forte interesse em programação de computadores. Foi autodidata em linguagens de codificação de computador e criou um site que compilava informações sobre milagres. Acutis acreditava que a evidência científica dos milagres eucarísticos ajudaria as pessoas a voltarem para a Igreja. Então, criou um site catalogando 187 milagres eucarísticos de todo o mundo e uma exposição portátil para acompanhá-lo. Isso ajudou a expor a Igreja a um público muito maior.
“Carlo Acutis foi a resposta leve para o lado obscuro da web”, disse sua mãe. Sua vida “pode ser usada para mostrar como a internet pode ser usada para o bem, para espalhar coisas boas”, acrescentou.
Carlo Acutis faleceu em 12 de outubro de 2006, aos 15 anos. Seu corpo está na cidade Assis, Itália.

Milagres:
Em 2020, o Papa Francisco atribuiu a Acutis a cura de um jovem brasileiro chamado Matheus Vianna que sofria com um pâncreas malformado. O milagre teria ocorrido em 2014, quando a mãe de Acutis enviou ao Brasil uma relíquia que supostamente curou o menino brasileiro natural do Estado do Mato Grosso do Sul.
O segundo milagre foi reconhecido pelo Papa Francisco em 23 de maio de 2024. Uma estudante universitária costarriquenha de 21 anos se recuperou de um traumatismo craniano grave depois de cair de sua bicicleta em Florença, Itália.

Beatificação:
Carlo Acutis se tornou o primeiro millennial a ser beatificado. Este foi um passo importante no caminho para Acutis se tornar um santo.

Canonização:
A canonização de Carlo Acutis foi suspensa após a morte do Papa Francisco, mas foi posteriormente celebrada em 7 de setembro de 2025 pelo Papa Leão XIV. No início da missa solene no átrio da Basílica de São Pedro, o Papa Leão XIV disse: “Hoje é uma bela festa para toda a Itália, para toda a Igreja e para o mundo inteiro”.
“Carlo usou a internet e suas habilidades com o computador para espalhar sua fé, oferecendo à Igreja Católica uma oportunidade de mostrar um lado mais positivo das mídias sociais”, disse Kathleen Sprows Cummings, professora de história da Universidade de Notre Dame.
“Fazer de Carlo um santo também pode ajudar a Igreja a se conectar com os jovens católicos, muitos dos quais se tornaram cada vez mais desengajados”, acrescentou.
Pesquisado por Herculano Costa

Fontes: (The New York Times) (Catholic.com) (Catholic News Agency)
Por Herculano Costa – Jorna¬lista RI ACI Nº 1.216 – Neuropsicanalista Clínico, Professor, Escritor e Poeta.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *