Jovens da Diocese de Sobral preparam-se para participar da JMJ 2023 em Portugal
Aproximadamente quinze jovens embarcam nos próximos dias à Portugal para a Jornada Mundial da Juventude 2023 que acontecerá entre os dias 1 e 6 de agosto de 2023.
A XXXIII JMJ é um evento religioso instituído pelo Papa São João Paulo II em 20 de dezembro de 1985, que reúne milhões de católicos de todo o mundo, sobretudo jovens. Com duração de cerca de uma semana, promove eventos da Igreja Católica para os jovens e com os jovens. Reúne milhares de jovens para celebrar e aprender sobre a fé católica, para conhecer melhor a doutrina católica e para construir pontes de amizade e esperança entre continentes, povos e culturas, além de compartilhar entre si a vivência da espiritualidade. Maria levantou-se e partiu apressadamente (Lc 1, 39) é a citação bíblica escolhida pelo Papa Francisco como lema da Jornada Mundial da Juventude.
De acordo com o portal informativo da JMJ 2023, a Missa de Abertura, que será realizada no dia 1º de agosto, vai ser presidida por Dom Manuel Clemente, cardeal-patriarca de Lisboa, no Parque Eduardo VII. Dois dias depois, o mesmo espaço recebe a celebração de Acolhida do Papa Francisco. Também no mesmo lugar, no dia 4 de agosto, vai ser celebrada a Via Sacra, momento em que os jovens vão rezar com o Santo Padre. No Parque Tejo, localizado entre os municípios de Lisboa e Loures, acontecerá a Vigília com o Papa Francisco, no dia 6 de agosto. Após pernoitarem no local, os peregrinos da JMJ Lisboa 2023 participam da Missa de Envio, presidida pelo Pontífice no domingo, dia 7 de agosto. Vale lembrar que, antes de regressar ao Vaticano, Francisco deve se encontrar com os voluntários da JMJ.
A Pré Jornada iniciou dia 26 de julho e está acontecendo na Diocese de Porto, na Paróquia de São João Batista em Canelas – Vila Nova Gaia, e seguirá até o dia 31. Na Pré JMJ e JMJ, está representando o setor juventude diocesano, a consagrada da Comunidade Coração de Maria, Daiane Maria Fernandes Silva. Durante a jornada, outros 14 diocesanos das comunidades católicas que pertencem ao território diocesano estarão participando do evento: Comunidade Rainha da Paz (5), Shalom (4) e Filhos de Sião (5).
Em entrevista ao Jornal Correio da Semana, a jovem Daiane Fernandes falou um pouco sobre o sentimento de estar presente representando a Diocese de Sobral. “Sinto-me privilegiada por estar na comitiva que representa o Brasil na jornada, somos os jovens da Pastoral Juvenil do Brasil-CNBB, do Regional NE1, sou a única a participar, e mais feliz ainda por representar nossa igreja diocesana nessa missão de levar o carisma jovem brasileiro de evangelizar. Tem sidos dias intensos enriquecedores e felizes, cheios da alegria de Deus e já com o coração ansioso para viver a jornada. Nós estaremos a frente de uma das manhãs de catequese que acontecerão durante três dias e pelo encontro com nosso amado Santo Papa Francisco. “A Igreja é viva, a igreja é jovem! Somos a juventude do Papa”, disse.
Os demais diocesanos estarão embarcando no dia 30 de julho para vivenciar a Jornada Mundial da Juventude.
Thais Helena
Redação Jornal Correio da Semana