Macaco-Prego resgatado pelo BPMA em Massapê é atendido por Hospital Veterinário em Sobral

0
macaco prego em massape

Por Samuel Carvalho – Redação Correio da Semana

Um macaco-prego foi resgatado no município de Massapê, cujo atendimento foi feito no Hospital Veterinário de Pequenos e Grandes Animais (HOVET) do Centro Universitário Inta (UNINTA) por meio da parceria com a Polícia de Meio Ambiente de Sobral da Polícia Militar do Ceará (PMCE) no último domingo (18).
A ocorrência foi feita por Jorge Alberto Alves Silva, morador da região que conseguiu capturar o animal com uma arapuca. De acordo com o massapeense o macaco estava há alguns dias nas redondezas de sua residência causando tumulto e prejuízo aos moradores.
Quem atendeu ao chamado foi a cabo Reneida Monteiro, do Batalhão de Policiamento de Meio Ambiente (BPMA), que discorreu sobre a situação. “O animal por se sentir ameaçado estava um pouco agressivo, é um animal ágil, muito esperto e de difícil captura. Ele estava com uma coleira na cintura, o que indica que ele poderia estar na posse de alguém. Já atendemos outros casos parecidos. É bastante comum esse tipo de ocorrência”, ele explicou.
O HOVET recebeu o animal durante a tarde e aplicou exames físicos e avaliações clínicas para determinar seu estado de saúde. Sobre a coleira encontrada em sua cintura o médico veterinário responsável pelo caso, Dr. Ramuelly Olinda Cavalcante, observou que o animal estava sujeito a indícios de maus-tratos. “Esta coleira de ferro está fazendo uma compressão no abdômen deste animal. No momento que a polícia vier buscá-lo, faremos a retirada do objeto e veremos se será necessário outros exames”, ele pontuou.
Após a verificação do seu estado de saúde, o macaco-prego foi direcionado para centros de triagem e readaptação antes da sua possível devolução à natureza, como o Instituto do Meio Ambiente do Município de Itapipoca (IMMI) e o Centro de Triagem e Reabilitação de Animais Silvestres de Fortaleza (CETAS/IBAMA).
“É de suma importância a parceria do BPMA com o HOVET, pois um animal silvestre ao ser capturado não pode de imediato ser solto na natureza. É preciso uma avaliação médica e exames para saber se o animal está saudável e em condições para ser reinserido na natureza”, destacou a cabo Reneida.
Sobre a importância da ação conjunta para a comunidade de Sobral e região, o Diretor Técnico do HOVET, Dr. Ramuelly Olinda Cavalcante, reafirma “[Esta parceria] exerce uma função muito importante na questão de preservação das espécies da ecologia local. Nós conseguimos evitar maus-tratos de animais silvestres que possam estar em cativeiro de forma irregular e oferece a participação de veterinários em resgates de animais que estejam sujeitos a acidentes com a população”.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *