Missionárias Reparadoras do Coração de Jesus realizam retiro anual

As Missionárias Reparadoras do Coração de Jesus estiveram reunidas no CENTRO DE ESPIRITUALIDADE IRMÃ ABGARINA, no Sítio São Francisco, Meruoca, para o seu Retiro Anual, de 25 a 30 de janeiro de 2020, tendo a abertura com a Santa Missa na Capela de Cristo Rei, padroeiro daquele aprazível lugar.
O Pregador foi o Padre Airon, da Diocese de Afogados da Ingazeira, Pernambuco. Ele nos ajudou a refletir com a Temática do Ano Vocacional: MOSTRA-ME SENHOR, OSTEUS CAMINHOS (Salmo 25, 4). Assim levou-nos a fazer um caminho em quatro etapas, mas sempre iluminadas pela Palavra de Deus, o Documento de Aparecida, as Constituições e Diretório das MRCJ e o Compêndio de Espiritualidade das Missionárias Reparadoras.
O Retiro foi enriquecido com orientações e meditações, adoração ao Santíssimo Sacramento, Santa Missa com a participação dos fieis da Comunidade e adjacências. À noite tinha sempre uma vivência. Padre Aironfez com que a espiritualidade do caminho fosse a primazia para que cada Reparadora fosse ao encontro de Jesus.
1º …O caminho da fonte, como à Samaritana (Jo 4, 1-30)
Buscar caminhar com a Samaritana ao encontro do Senhor e fazer daquele lugar uma fonte espiritual; a partir desse encontro significativomeditar sobre o que fez a mulher encontrar sentido para sua vida deixar o cântaro e anunciar… que o Coração de Jesus seja a fonte da vida de cada uma de nós.
2º … O caminho da conversão, como o filho pródigo (Lc 15, 11-32)
Nesse dia fomos convidadas a caminhar de mãos dadas com filho pródigo para retomar o caminho ao encontro com o Pai das Misericórdias (2 Cor. 1, 3); fazer daquele lugar, do santuário como chamava Pe. Airon, a casa da Misericórdia e a partir desse espaço sagradomeditar sobre a experiência que fez o filho buscar aquele reencontro. Que o Coração de Jesus seja para cada uma de nós a fonte de Misericórdia e reparação!
3º …O caminho do discipulado, como aos caminhantes de Emaús (Lc 24, 13-25)
Situando-se no encontro pessoal, agora fomos convidadas a pensar na Comunidade.Já não caminhamos sozinhasa partir desse ponto: agora o convite é seguir a estrada na companhia dos discípulos de Emaús: deixe a Palavra arder em seu coração.Não se pode deixar o Senhor seguir adiante: Ele precisa permanecer ao nosso lado, é tarde e à noite já vem! É o momento de meditar sobre o acontecimento que deu novo sentido àqueles discípulos. Que o Coração de Jesus inflame o nosso coração de amor por Ele.
4º … O caminho do anúncio missionário, como Pedro e João (Atos 3, 1-10)
Chegamos no ápice do retiro. A Igreja se expande e fomos convidadas a caminhar com Pedro e João. É preciso deixar que o Senhor encha o nosso coração com atitudes de compaixão: olhar para o outro que nos espera nas portas e nas encruzilhadas da vida. Busquemos reavivar o ardor missionário a exemplo do Servo de Deus Joaquim Arnóbio de Andrade. Coração de Jesus, concedei-nos o ardor missionário que destes ao Padre Arnóbio”
CONVITE:
AS MISSIONÁRIAS REPARADORAS DO CORAÇÃO DE JESUS CONVIDAM A TODOS PARA A PARTICIPAÇÃO DA MISSA DO DIA DA VIDA RELIGIOSA E RENOVAÇÃO DOS VOTOS.
DIA: 02.02.2020, às 9h
IGREJA CATEDRAL DE NOSSA SENHORA DA CONCEIÇÃO – SOBRAL-CE



