Mui amigo!

Neste domingo (20/07) transcorrerá mais um Dia Internacional do Amigo. A origem mais aceita é a de que a comemoração foi criada pelo dentista argentino Enrique Ernesto Febraro, relacionada com a chegada do homem à lua, em 1969. Entusiasmado com a corrida espacial na década de 60, por um ano Febraro divulgou o lema: “Meu amigo é meu mestre, meu discípulo e meu companheiro”.
Ele escolheu a data da chegada do homem à lua para festejar a amizade, o que se oficializou primeiramente na Argentina, em 1979, e depois foi adotada em outros países. Para ele, aquilo foi “um feito que demonstra que, se o homem se unir com seus semelhantes, não há objetivos impossíveis”.
A proximidade dessa comemoração me obriga a saldar uma dívida para com um leitor/ouvinte, já que há tempo ele me cobra o reprise de algo já publicado aqui. Trata-se da narração de um caso verídico, ocorrida em Sobral, que envolve dois amigos que há muito não se viam. As transformações com o passar dos anos era tanta que até dificultaria se reconhecerem fisicamente.
É um daqueles episódios do cotidiano que seria de grande proveito moral, caso fosse calmamente analisado e suas lições postas em prática. Mas, infelizmente, a maioria desses acontecimentos passa despercebida. Portanto, caro amigo, ei-lo, novamente:
Depois de 40 anos residindo em São Paulo (SP), onde conquistou situação financeira muito confortável, um sobralense de origem humilde, cujos modos simples conserva até no trajar, resolveu revisitar sua terra.
No Beco do Cotovelo depara-se com alguém que presume ser um velho conhecido de longas datas. Mesmo permanecendo aqui, esse possível amigo também progrediu e hoje está muito bem de vida.
Apesar das injeções de relembrança do sobralense visitante, o amigo que ficara por aqui demonstrou quase não se lembrar daquele conterrâneo. Também deixou transparecer certo temor de ser importunado por mais um daqueles pedidos de ajuda, que alguém faz ao ver um amigo numa boa. Mesmo assim, aceitou o bate-papo, mas sempre alertando que estava com pouco tempo.
Naquela ocasião, um não sabia do sucesso do outro e havia uma grande diferença entre ambos no trajar e no que tange à pratica da verdadeira humildade. O perfil do do visitante era o mesmo de antes: usava roupa simples, sem pinduricalhos e de falar manso, prudente e sem exibicionismo.Tudo ao contrário do que ainda morava em Sobral, que se tornou-se notadamente orgulhoso e arrogante. A indumentária e os adornos caríssimos já davam, e ainda dão, sinal disso.
Conversa vai, conversa vem, mas de o daqui lembrar-se (ou aceitar) que ambos haviam trabalhados juntos no passado. Parecia mais um enjoado monólogo recitado apenas pelo que ainda vive em Sobral. Vangloriava-se do seu talento comercial, do progresso da sua empresa e até ensaiava pormenorizar a relação de seus bens.
Sutilmente tentou insultar o amigo dizendo ter conseguido riqueza sem precisar sair de seu torrão. Confessou que se orgulhava de dever favores a apenas dois empresários, cujos nomes lhe eram desconhecidos.
Convencido de que deixara o amigo com muita inveja, encerrou sua longa oratória perguntando: “E você, o que tem feito na vida? Conseguiu ganhar alguma coisa por aí afora? Fez algum patrimônio?”
Antes de responder, o silencioso sobralense morador de São Paulo fez questão de parabenizar o colega pelas conquistas. Elogiou-o e lhe pediu que, se possível, falasse um pouco mais das empresas que o ajudaram.
Foi aí que veio à tona todo o egoísmo e a sovinagem do que enriqueceu por aqui. Ele também temia entregar sua receita de sucesso àquele amigo quase esquecido. Mas confiou que a grandeza territorial e populacional da capital não deixasse rastro da sua confissão. Disse, então, que se tratavam de firmas paulistas e mencionou apenas os nomes das ditas empresas. Lamentava nunca ter conhecido e nunca falado pessoalmente nenhum dos proprietários.
Para sua surpresa, na maior simplicidade o visitante falou: “Amigo, agora aumentou muito a alegria desse reencontro com você. Diariamente agradeço a Deus a oportunidade de poder ajudar muita gente mesmo sem conhecer. E hoje descobri que também pude ajudar você, esse amigo que jamais esqueço. Digo-lhe mais: A partir de hoje, além dessas duas, coloco minhas outras empresas à sua disposição. Vamos a mais um café?”
Nunca o cafezinho do famoso Café Jaibaras (Expedito Vasconcelos) esteve, ao mesmo tempo, tão amargo e tão doce para duas pessoas como o daquele dia.
PRA NÃO ESQUECER: Quem realmente é, quem realmente faz e quem realmente tem não precisa fazer divulgação. Está implícito na sua personalidade. Naturalmente os outros reconhecem e passam adiante.
****
Mui amigo
Pergunta um amigo ao outro: “Que queres de presente neste dia 20 de julho? Resposta: “Que nesse dia não apareças lá em casa, não me procures noutro lugar, não me mandes presente e nem me telefones”. Imagina se não fossem amigos!
Outra conta!
Vangloriava-se um internauta de ter tantos amigos a ponto de ser obrigado a criar outra conta no Facebook. Ultrapassou o limite permitido por essa rede social. Assim também se ilude muita gente. Quanta ingenuidade!
Conta outra!
Depois de aguçado declínio da saúde e de grande aperto financeiro, mostrou-se muito decepcionado. Dos cinco mil amigos nem cinco vieram em seu socorro. Garantiu-me que doravante investirá mais na autêntica amizade: “preferirei a real à virtual”. Esnobe como ele é, du-vi-d-o-do!
Boletim Municipal
Tem feito muita falta o BM, informativo das realizações da prefeitura de Sobral, que eram publicados diariamente pelas administrações anteriores. Se é para evitar imitação, não se justifica. Enfim, imitar o que é bom e útil à população é prova de inteligência e humildade. Ou virá algo melhor?
É mesmo, né?
“ Para conquistar a amizade de alguém digno, é necessário cultivar em nós as mesmas virtudes que tanto admiramos nessa pessoa.”. (Sócrates, filósofo grego)
DOMINGO NA EDUCADORA FM 107,5 – SOBRAL-CE ÁUDIO: https://www.radios.com.br/play/12869 ÁUDIOVÍDEO: https://www.facebook.com/educadoradonordestefm NO YOUTUBE: Rádio Educadora FM 107.5 Neste domingo (20), das 10h30 às 12h30, PROGRAMA ARTEMÍSIO DA COSTA, na Educadora FM 107,5 de Sobral. Com notícias, reportagens, entrevistas, curiosidades e música de boa qualidade. DESTAQUE: Enquete sobre AMIZADE VERDADEIRA. Participe: 3611-1550 // 3611-2496 // Facebook: Artemísio da Costa. LEIA, CRITIQUE, SUGIRA E DIVULGUE www.artemisiodacosta.blogspot.com LEIA, CRITIQUE E SUGIRA www.artemisiodacostablogspot.com



