Município de Acaraú comemora 174 anos de Emancipação Política

Os Acarauenses reuniram-se na Igreja Matriz de Nossa Senhora da Conceição na última segunda-feira, 31/07, para a celebração em Ação de Graças pelos 174 anos da cidade.
O município foi fundado em 31 de julho de 1849. De acordo com a prefeitura municipal, Acaraú está situado na zona litorânea da Região Extremo Oeste do Estado do Ceará, com extensão territorial de 843,0 km² e localização geográfica privilegiada, com suas terras banhadas pelo mar e pelas águas perenes do Rio Acaraú. Com cerca de 60 mil habitantes, Acaraú tem população flutuante sazonal devido à pesca e à irrigação no Perímetro Irrigado. Os principais ícones de sua economia são o coco, a castanha, a lagosta, o camarão e o peixe. A cidade passa por processo de modernização e crescimento econômico, alavancados pelo setor educacional, comércio e de serviços, pesca, agricultura, carcinicultura, parques eólicos e turismo – por estar próxima à região da Rota das Emoções, do Ministério do Turismo.
A Santa Missa foi presidida pelo pároco, Pe. Edmilson Eugênio e concelebrada por Pe. Valdir Braga, vigário paroquial; Pe. Uli Endres, administrador paroquial em exercício da Paróquia de Bela Cruz; Pe. Francisco das Chagas, pároco da Paróquia de Santa Rita de Cássia de Juritianha; Pe. Ailton Ramos, pároco da Paróquia de Nossa Senhora da Conceição em Almofala; Pe. Francisco Oliveira, pároco da Paróquia Nossa Senhora de Fátima em Itarema e vigário geral da Diocese de Itapipoca; e o diácono Neto Santos, de Itarema. Além dos sacerdotes e diáconos, também estiveram presentes as autoridades civis, entre eles a Sra. Prefeita Ana Flávia.
No altar do senhor, foram colocadas todas as preces do povo em ação de graças pelo aniversário do município. O pároco, Pe. Edmilson agradeceu imensamente a prefeita Ana Flávia por toda cooperação e unidade com a igreja.“Me sinto honrado, pois sempre entendi que a história dos municípios no Brasil, de maneira especial do nordeste, inclusive no Ceará, são municípios que nasceram do signo da fé. Primeiro chegaram os missionários trazendo a palavra de Deus, formando povoados e vilas, depois nasceram os municípios e em seguida a emancipação política. O povo nordestino, cearense, é um povo religioso. Louvo a Deus porque imagino que a partir dessa data nós também podemos celebrar na fé a história desse município, e não somente a parte cultural”, disse.
Após a celebração eucarística, houve um show católico na praça da matriz com o cantor Naldo José em alusão a data festiva.
Thais Helena – Redação Jornal Correio da Semana



