Municípios cearenses já podem aplicar terceira dose da vacina em pessoas imunossuprimidas

0

vacina Oxford,AstraZeneca

Por Samuel Carvalho – Redação Correio da Semana

A Secretaria da Saúde (Sesa) anunciou ontem, quinta-feira (23) o inicio da vacinação em pessoas idosas de até 70 anos e pacientes com grau elevado de imunossupressão com a terceira dose (D3). Os imunizantes já estão sendo enviados aos municípios. Através de nota técnica, a Sesa explicou que a medida vale para os idosos até 70 anos e imunossuprimidos que já concluíram a esquema de vacinação ou tomaram a dose única. A expetativa é o início da aplicação após a sexta-feira, 24, em todos os municípios do Estado.
De acordo com a secretaria, a necessidade de uma terceira dose na população idosa, em especial acima de 70 anos de idade, se na vulnerabilidade desse público, mesmo o esquema completo de vacinação. “Mostra-se como parcela da população com maiores taxas de incidência e letalidade, ressaltando a elevada vulnerabilidade dessa população, mesmo após a completude do esquema primário de imunização”, explica a nota.
Os imunizantes que serão utilizados na terceira dose foram enviadas pelo Ministério da Saúde a partir do dia 20 de setembro. Na data, 33.643 doses da vacina da Pfizer chegaram. Os imunizantes foram enviandos ontem (23) para as 22 Áreas Descentralizadas de Saúde. A responsabilidade de agendamento e de vacinação é de cada prefeitura municipal. Em Sobral, a vacinação não inicia imediatamente na sexta-feira (24), pois a secretaria municipal ainda espera a orientação estadual.
No Ceará, a terceira dose para pessoas imunossuprimidas será mencionada como dose adicional, enquanto para os idosos será como dose de reforço. O estado segue a recomendação do Ministério da Saúde divulgada no mês de agosto deste ano. Na ocasião, órgão informou que processo deveria se destinar aos indivíduos imunossuprimidos após 28 dias da segunda dose e para as pessoas acima de 70 anos, que tenham se vacinado com a segunda dose há seis meses.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *