NOVO TEMPO: PEREGRINAS DE ESPERANÇA NA MÍSTICA REPARADORA
A Congregação das Missionárias Reparadoras do Coração de Jesus esteve reunida no seu Retiro Anual (24-28/01) e Capítulo Geral Eletivo (28-30/01), no Centro de Formação e Espiritualidade Irmã Abgarina, no Sítio São Francisco, Meruoca/CE. Teve na assessoria, no primeiro momento, Padre Magalhães, delegado diocesano para a Vida Religiosa e, no segundo momento, Ir. Maria Inês Vieira Ribeiro, mad, que veio de São Paulo, para conduzir o Retiro e o Capítulo. Nas meditações diárias lembrou que é necessário a vinculação entre CARISMA, COMUNIDADE E MISSÃO, INSERINDO A Palavra de São Paulo: “quando sou fraco então é que sou forte” (2Cor 12,10). A missionária reparadora é chamada a nascer de novo, no contexto diário de cuidar da casa comum, das relações interpessoais, na sinodalidade. É preciso nascer de novo, como Jesus disse a Nicodemos, marcado pelo Shemá: “Escuta o Senhor, teu Deus”! E Mateus quer nos trazer o foco para a qual fomos chamadas à Vida Consagrada: “Onde estiver o teu tesouro, ali estará também o teu coração” (Mt 6,21).
O Capítulo Geral culminou com os estudos realizados nos Capítulos Locais, no ano capitular de 2025: Constituições e Diretório, Livro Mensagem de Padre Arnóbio, Carta Encíclica DILEXTIT NOS sobre o amor humano e divino do Coração de Jesus Cristo, A Vida Consagrada Jubileu 2025 e o Caderno Ensina-nos a Rezar, que Ir. Maria Inês conduziu com muita sabedoria e clareza, ajudando as Missionárias Reparadoras elaborarem o seu Horizonte Inspirador para o Quadriênio 2026-2030, com as prioridades e ações práticas nas áreas pertinentes do desenvolvimento congregacional.
O último dia do Capítulo Geral foi a realização da Eleição para o Novo Governo Geral, na presença do Delegado diocesano Pe. Magelhães, ficando assim formado: Superiora Geral: Ir. Maria Selma do Nascimento, com seu Conselho Geral: Ir. Carminda Amélia, Ir. Maria de Jesus, Ir. Elizete e Ir. Damile. A Missa de posse foi na Capela Cristo Rei, no Sítio São Francisco.
No Dia da Vida Consagrada Religiosa, solenidade da Apresentação do Senhor, realizou-se na Igreja do Menino Deus a Renovação dos Votos Religiosos das Missionárias Reparadoras do Coração de Jesus e a entrada de Postulantes, com a Missa presidida por Don Vasconcelos que falou da importância dessa solenidade após os 40 dias da Natividade do Senhor. Na ocasião Pe. Uli Endres, sacerdote alemão, foi recebido por Dom Vasconcelos e todos os sacerdotes presentes ao Presbitério do Claro de Sobral pelo Documento Oficial de Incardinação na diocese de Sobral.
No final da celebração Eucarística, a Madre Geral Ir. Selma do Nascimento, pronuncia as seguintes palavras: “Os pais de Jesus o apresentam no templo e, hoje, estamos celebrando a renovação dos nossos votos religiosos bem como o 30º Dia Mundial da Vida Consagrada. Cujo tema nos revigora o entusiasmo de servir: “Profecia da presença: vida consagrada onde a dignidade é ferida e a fé é provada”, na carta apresentada pelo Dicastério para a Vida Religiosa.
Estamos inaugurando um novo tempo para a Congregação. Concluímos mais um Capítulo Geral, que foi verdadeiramente inspirado e inspirador pelo Espírito Santo, o Ruah de Deus, que deve permear ao longo do quadriênio como resposta aos apelos de Deus e da Igreja, nossa Mãe e Mestra. Permanecer na fidelidade como peregrinas de Esperança na Mística Reparadora e nos recordar das palavras do saudoso Papa Francisco: disse o saudoso Papa Francisco: um “olhar que vê Deus no mundo”, um dom para a Igreja que deve evitar o isolamento, o “espírito do mundo” e a inércia do passado. E manter com serenidade a alegria: onde está a vida religiosa consagrada está a alegria. Agradeço a confiança das Missionárias Reparadoras depositada no novo Governo Geral para caminharmos juntas, zelando pelo patrimônio imaterial deixada pelo nos querido Pai-fundador: padre Arnóbio. Peço a todas vocês, minhas Irmãs, que caminhemos na unidade. Peço, a Dom Vasconcelos e a todos os sacerdotes aqui presentes, rezem por nós, pelas vocações, pois rezamos continuamente por todos os sacerdotes e consagrados”.
Com alegria, as Missionárias Reparadoras, depositam as suas vida e missão Naquele a quem apostaram suas vidas, continuando a serem sentinelas da esperança na nova aurora que surge.
Ir. Carminda Amélia Carvalho Alves, mrcj – Licenciada em Letras, Psicóloga e especialista em Neuropsicologia











