O FENÔMENO DA SANTIDADE
Sexta-feira, 6, honrosamente, lancei o livro “Santidade na Ordem do Santo Sepulcro de Jerusalém e na Terra Santa”, no Palácio São Joaquim, sede da Mitra Arquiepiscopal de São Sebastião do Rio de Janeiro, no bairro Glória, considerado o “primeiro” bairro da zona sul da Cidade Maravilhosa.
Cavaleiros, Damas e convidados da Nobre e Pontifícia Ordem Equestre do Santo Sepulcro de Jerusalém, estavam reunidos para celebrar o Natal do Senhor, tendo o Grão-Prior da Ordem, Cardeal Dom Orani Tempesta, e a Lugar Tenente, Dama de Comenda Ísis Pedido, por anfitriões. Sua Eminência Dom Orani e Sua Excelência Dama Ísis escrevem sobre a publicação acerca da Santidade na Ordem do Santo Sepulcro de Jerusalém e na Terra Santa, incluindo celebrações da Igreja no Mundo e no Brasil. É uma espécie de Santoral da Ordem.
Dom Orani afirma, na apresentação, que “o autor, como Cavaleiro da Ordem Equestre do Santo Sepulcro de Jerusalém, apresenta modelos de vidas voltadas ao seguimento de Cristo que são ligadas, de diversas formas, à OESSJ, à Terra Santa e à tradição católica brasileira”.
A Dama Ísis Penido destaca: “Como o título do livro indica, nosso querido Lira resolveu falar um pouco, de maneira clara e acessível, sobre aqueles santos e beatos que nos precederam de modo especialíssimo no serviço de Deus na nossa Ordem, ou na pátria terrena do Salvador, a Terra Santa. Sempre digo aos Cavaleiros e Damas que nossa Ordem é, antes de tudo, um serviço a Deus, à Igreja e aos irmãos”.
O Cav. Vítor Pimentel Pereira, que será ordenado diácono permanente na festa da Imaculada Conceição, comenta que “O texto revela competentes resumos, de fácil compreensão pelo público em geral, dos principais eventos e dados da vida de cada um dos santos e beatos apresentados, bem como, para alimentar a devoção, a Antífona e a Oração próprias da comemoração litúrgica de cada um deles”.
A Dama Vera Tostes, na orelha do livro, comenta: “Com a maestria ética que se espera de um pesquisador, brinda a todos com a publicação de Santidade na Ordem do Santo Sepulcro de Jerusalém e na Terra Santa, onde os textos iniciam-se com a Padroeira da Ordem, Nossa Senhora da Palestina, seguida de breves e didáticas biografias de santos que tiveram relação com a Ordem e conclui elencando as celebrações relacionadas também à Ordem”.
Para a Dama Manoela Ferrari, no posfácio, “o autor demonstra, em sua escrita, uma linguagem de origem poética e uma vivência de vinculação às suas raízes católicas, oferecendo-nos textos preciosos, com histórias capazes de integrar a memória do passado, a sabedoria do presente e o compromisso com o futuro de nossa santa Igreja Católica”.
Eis um recorte das opiniões de tão importantes personalidades sobre este livro tendo por tema grandes patrimônios da Ordem do Santo Sepulcro, os santos que foram reconhecidos entre os que a ela se uniram.
Em “Santidade na Ordem do Santo Sepulcro de Jerusalém e na Terra Santa”, reunimos um “punhado” de Santos relacionados à Ordem com tradições mais que milenares, à Terra Santa e trazemos celebrações relacionadas ao Brasil. É o fenômeno da santidade tão fascinante!
Finalmente, apresento congratulações a Dom Vasconcelos, nosso Bispo, pelos seus 30 anos de ordenação sacerdotal, e concluo com a divisa da Ordem, “Deus lo vult”: Deus o quer!