O uso da bicicleta como uma forma de negócio
Se tornou frequente andar pela cidade e encontrar vendedores ambulantes que circulam com agilidade devido ao uso da bicicleta para vender comida. É o caso de Paulinho da salada, como é conhecido o vendedor ambulante que transforma sua “bike” em uma banca para vender salada de frutas no centro da cidade de Sobral. Há dois anos, Paulo usa a bicicleta como meio de trabalho. Segundo ele, é uma renda extra que ajuda a complementar o que ganha em outro emprego.
De acordo com os dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua – (PNAD), relativa ao 3º trimestre de 2019, o Ceará conta com 956 mil pessoas;trabalhando por conta própria.
O vendedor ambulante, Marrocos, diz que foi pioneiro no uso da bicicleta como ferramenta de trabalho. Há 40 anos, ele tira a renda da família exclusivamente pelas vendas de lanches na cidade. “Comecei a vender nos colégios, de lá para cá, eu me atualizo e estou bem. Venho pedalando todos os dias”. Marrocos tem o desejo de conseguir reformar a bicicleta de uma forma atrativa com a finalidade de aumentar suas vendas.
Outros vendedores afirmam que a bicicleta é o meio mais econômico para tocar um negócio e ainda permite vender em todos os pontos de maior movimento da cidade, em questão de poucas horas.

