A luz de uma cidade dentro de um livro se faz entre nós, que o historiador massapeense Osvaldo de Aguiar escreveu: “Massapê em Foco” nos convida a uma viagem inesquecível pelas ruas, logradouros, casas antigas e prédios antigos de uma Massapê cheia de culturas e histórias, dentre elas, a da velha estação ferroviária, ainda para muitos jovens desconhecida.
Partindo do mote dos aspectos históricos e geográficos proporcionados pela denominação de sua origem de fazenda a cidade, identifica os seus fundadores, relembrando eventos historicamente associados a revelações de episódios econômicos, políticos, sociais e culturais, e vai além, enriquecendo a pesquisa com detalhes espirituosos e carregados de finos exemplos, que tornam ainda agradável este passeio virtual pelos caminhos da cidade de Massapê.
Portanto, o historiador Osvaldo de Aguiar, é um observador apaixonado, mas também crítico atento de sua cidade e de seu tempo, que acumulou ao longo de sua vida, um valioso conhecimento, que adotou como objetivo e foco de seu talento, na história, nas letras e no jornalismo de sua terra e, neste mister, se esmerou sobre a cidade de Massapê.
Osvaldo Aguiar trabalhou sobre a rica trajetória de Massapê, registra e nos transmite, com fidelidade e generosidade, os dados que foi colecionando ao longo de muitos anos de laboriosa conduta intelectual, auxiliado pelo seu persistente método de trabalho de pesquisador incansável.
A obra em consideração, o autor, debruçou-se principalmente sobre o tabuleiro xadrez do traçado urbano serrano, dele se utiliza para tecer uma renda de dados e informações que falam da evolução urbana desta cidade, mas que também revelam aspectos insuspeitados de fatos históricos que, hoje povoam o imaginário popular e exercem fascínio sobre aqueles que a visitam.
Para além do tratamento histórico que dedica a suas pesquisas, Osvaldo de Aguiar seguiu escrever sobre sua cidade ao mesmo tempo com carinho e com intimidade e o resultado que vem a ser o de nos proporcionar uma aula sobre Massapê, através de uma leitura interessante e enriquecedora
E, da mesma forma como se pode iniciar um passeio pelo centro antigo, a partir de qualquer rua, até contemplar um circuito, também este livro “Massapê em Foco”, que por isto mesmo tem um aspecto muito lúdico, pode ser lido a partir de qualquer de suas páginas. Ou seja, permitem ao leitor verificar em que ponto geográfico da malha urbana se localiza cada registro histórico. Enfim, é um historiador que merece ser resgatado e estudado pela sociedade atual.
Por isso mesmo, não hesito aqui em sugerir que cada texto desde livro seja impresso em placas de bronze e fixado em seus respectivos logradouros ou monumentos, para que o visitante, seja ele um massapeense ou um turista, possa, ao caminhar pela cidade, usufruir das ricas informações históricas desta obra. E, assim, possamos aludir a um poema de Ferreira Gullar: Que o livro esteja na cidade, assim como a cidade está no livro.

Crítico literário.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *