OSIB realiza Encontro Nacional com formadores de todo o Brasil em Belo Horizonte

0
WhatsApp Image 2025-07-17 at 11.06.57

A Organização dos Seminários e Institutos do Brasil (OSIB) realizou, de 14 a 18 de julho, o Encontro Nacional de Atualização para Formadores, com o tema: “O itinerário formativo no Documento 110: avaliação e propostas”. O encontro aconteceu em Belo Horizonte, sob a assessoria do Padre Fábio de Freitas Guimarães, doutor em Psicologia pela Pontifícia Università Gregoriana – Roma (2024).
Participaram do evento 199 representantes de 17 regionais e 120 dioceses de todo o país. Representando a Diocese de Sobral estiveram os padres Wellington Silva, reitor do Seminário Propedêutico São José; Denilson de Sousa, reitor do Seminário Maior de Filosofia São João Paulo II; Bruno de Araújo, reitor do Seminário de Teologia Imaculada Conceição; e José Canafístula (Berg), diretor espiritual dos seminários diocesanos.
Nesta edição, destacou-se a presença expressiva de sacerdotes jovens entre os membros da equipe formadora. A pesquisa realizada pela OSIB, com base nos dados das inscrições, demonstra a abrangência e a relevância do encontro para o contínuo aprimoramento da formação presbiteral no Brasil. Isso é especialmente significativo, considerando que a maioria dos participantes está nos primeiros anos de atuação formativa, beneficiando-se diretamente das reflexões e orientações compartilhadas ao longo do evento.
Para o Padre Wellington, presbítero mais jovem do clero diocesano de Sobral, a experiência tem sido extremamente enriquecedora. Com apenas 29 anos, ele ressalta a importância do conteúdo e das reflexões propostas para o amadurecimento da missão formativa.
“No meu caso, como jovem sacerdote formador, essa formação é inspiradora e fortalecedora. Além disso, o encontro acolhe padres formadores de todo o Brasil, e assim temos a oportunidade de conhecer e aprender com a rica experiência desses irmãos, sentindo-nos parte dessa grande rede de formadores da Igreja no Brasil, cuja missão é oferecer aos jovens vocacionados todo o suporte necessário para seu discernimento e amadurecimento vocacional”, destacou.
Este encontro nacional representa um espaço fundamental de atualização e troca de experiências entre formadores de todas as regiões do país.
Thais Helena – Jornalista – Jornal Correio da Semana

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *