Padre Fábio Mota se despede da capela Nossa Senhora das Graças
Após seis anos, o padre Fábio Mota deixou a Capela de Nossa Senhora das Graças. Ele foi designado pelo bispo de Sobral, dom José Luiz Gomes de Vasconcelos, como Pároco da Paróquia São Paulo Apóstolo, no Bairro Terrenos Novos. A missa de despedida dele foi no dia 10 de dezembro, durante missa das 8 horas da manhã.
Padre Fábio destacou que é preciso, assim como Maria, cuidar de Jesus em nossos corações. Agradeceu a presença dos seus familiares e amigos. No final, os coordenadores da capela, agradeceram ao padre Fábio pela sua disponibilidade.
Ele assumirá a Paróquia de São Paulo Apóstolo, como quinto pároco, no próximo dia 20/12, às 19h, com Ato de Posse presidido por Dom José Luiz Gomes de Vasconcelos, Bispo Diocesano
BIOGRAFIA
DO SACERDOTE
PE FÁBIO MOTA
Pe Fábio Mota, filho de Manoel Neuton da Mota e de Maria Ermilda da Mota, o terceiro de uma família de nove filhos. Nascido a 30 de agosto de 1977, em Muntambeiras – Santana do Acaraú, residente em Pilões – Morrinhos, da infância à juventude. Em Pilões realizou seus estudos iniciais e todo o ensino fundamental. Na espiritualidade recebeu da Paróquia Imaculado Coração de Maria, de Morrinhos, os sacramentos do batismo, a Eucaristia e Crisma. Além da vivência sacramental sua espiritualidade foi fortalecida com a vivência no Grupo de Oração “Com Maria em busca de Cristo”.
Em 1994 mudou-se para Santana do Acaraú para trabalhar e estudar. Esse ano foi oportuno para amadurecer sua pretensão vocacional e o ingresso no Seminário Diocesano São José, acolhido pelo Reitor Pe Raimundo Nonato Timbó de Paiva, no dia 07 de fevereiro de 1995. Os estudos foram continuados cursando o ensino médio no Colégio Sant’Ana.
Em 1999 ingressou na Universidade Estadual Vale do Acaraú – UVA, realizando o curso de Filosofia. Em 2002 os estudos foram continuados no curso de Teologia na Faculdade Católica de Fortaleza – FCF, incluindo em 2005 os estudos exigidos à recepção das Sagradas Ordens.
Em 2006 passou a morar na Paróquia de Santa Quitéria, em Santa Quitéria, com Pe Lucione para o desenvolvimento do estágio pastoral. Ainda em 2006 no mês de agosto recebeu a Ordenação Diaconal e em 05 de novembro a Ordenação Presbiteral, ambas celebrações presididas por Dom Fernando Saburido – Bispo Diocesano.
Em 2007 foi transferido de Santa Quitéria para Sobral para assumir a Paróquia de São Paulo Apóstolo, criada com a Ereção Canônica no Ato de Posse, no dia 25 de janeiro, sendo dela o primeiro pároco. A paróquia foi sendo gestada seu rosto missionário a partir da vivência das Santas Missões Populares – SMP à época dinamizada pela Diocese. Deu-se a setorização na paróquia desenvolver melhor a ação pastoral, e tendo como dinâmica semanal das visitas às famílias e celebrações da Palavra e da Santa Missa através da “Terça Missionária”. A missão à frente da paróquia foi encerrada no dia 30 de setembro de 2011. Concluindo sua missão em Sobral teve a feliz alegria de ser condecorado com o Título de Cidadão Sobralense no dia 02 de dezembro de 2011, propositura concedida pelo vereador Zezão.
Nos anos de 2009 à 2011 assumiu a Missão de Diretor Espiritual Diocesano do Apostolado da Oração e da Legião de Maria. Atualmente exerce a missão, com zelo e respeito, de Diretor Espiritual Diocesano da Legião de Maria.
Em 2012 foi transferido para a Paróquia de Santa Luzia de Jijoca de Jericoacoara, com início de missão e Ato de Posse no dia 19 de janeiro, presidida por Dom Odeli José Magri – Bispo Diocesano, sendo o sexto pároco daquela Comunidade Paroquial, desenvolvendo um profícuo trabalho, sobretudo, o investimento em formação para os agentes de pastoral. Embora sendo uma paróquia muito dinâmica sentiu a necessidade de um fortalecimento espiritual para os paroquianos e os agentes. Com a ajuda de um Grupo de Oração da RCC de Brasília foi criado na paróquia o Grupo de Oração “Mãe da Divina Misericórdia: Um Sopro de Deus”. No dia 01 de dezembro de 2017 teve o reconhecimento do município recebendo o Título de Cidadão Jijoquense, propositura concedida pelo vereador Arnoldo Dias.
Como fã de Luiz Gonzaga, o Rei do Baião, visita a Cidade de Exu desde o ano 2000, inclusive participa das festividades em homenagem ao Rei do Baião. Ainda em 2017 tem uma segunda grande alegria de se tornar conterrâneo do maior defensor do Nordeste – Luiz Gonzaga, recebendo o Título de Cidadão Exuense, propositura concedida pela vereadora Fátima Saraiva no dia 15 de dezembro.
No dia 19 de janeiro de 2018 há exato seis anos de missão na Paróquia de Santa Luzia em Jijoca de Jericoacora, encerra sua missão. É transferido para a cidade de Sobral com a missão de assumir, como Capelão, a Capela Nossa Senhora das Graças – Capela do Abrigo, no dia 23 de janeiro, celebração de apresentação presidida por Dom José Luiz Gomes de Vasconcelos – Bispo Diocesano.
No dia 07 de outubro de 2019 é nomeado e assume a Capelania do Hospital do Coração de Sobral, missão assumida com amor e dedicação. Como Capelão do Hospital, sentiu a necessidade de se capacitar, realizando uma Pós Graduação em Capelania Hospitalar pelo Centro Universitário São Camilo, na Pompeia SP, de agosto de 2022 à julho de 2023.
No final de setembro próximo passado ficou acordado para nova missão de Vigário Paroquial da Paróquia de Fátima, com missão já iniciada no mês de outubro e apresentação oficial do vigário no encerramento da Festa de Nossa Senhora de Fátima, por nosso bispo diocesano, Dom Vasconcelos. Com os desafios pastorais da diocese houve a necessidade de transferência e nomeação para a Paróquia de São Paulo Apóstolo.
Neste ano de 2023 foi o momento de finalização das missões, na Capela de Nossa Senhora das Graças no próximo dia 10/12; na Paróquia de Nossa Senhora de Fátima no próximo dia 13 e o início da Missão na Paróquia de São Paulo Apóstolo, como quinto pároco, no próximo dia 20/12, às 19h, com Ato de Posse presidido por Dom José Luiz Gomes de Vasconcelos – Bispo Diocesano.