Padres Erivaldo e Gilson participaram de curso base de exorcismo no Rio de Janeiro
Resumo da Revista “Exorcista” nº72
Representando a diocese de Sobral, os padres José Erivaldo da Ponte Prado, vigário paroquial de Santa Quitéria e Gilson Paiva, pároco da paróquia São Francisco (Caiçara), participaram entre 6 e10 de agosto, no Centro de Estudos Sumaré, localizado na Arquidiocese de São Sebastião do Rio de Janeiro, do curso base sobre exorcismo e oração de libertação ministrado pela Associação Internacional dos Exorcistas (AIE).
Os palestrantes foram o Monsenhor Dr. Rubens Miraglia Zani, exorcista da Diocese de Bauru – SP e o Padre Piermario Burgo, exorcista e reitor do Santuário de Belvedere – Itália, ambos membros do Conselho da AIE.
Ambos disseram que foi gratificante e eficaz o que viram durante o curso. “O curso de exorcismo foi de fundamental importância para o nosso ministério sacerdotal uma vez que nos ajuda a perceber que além da realidade natural existe a realidade preternatural que está além do natural. Daí entra a ação maligna existente desde a época apostólica. Daí a importância de aprofundar no assunto e conscientizar melhor os fiéis a respeito de tais realidades que afligem a pessoa humana em sua realidade existencial”, salientou o Pe. José Erivaldo da Ponte Prado.
O curso iniciou-se com a santa missa presidida pelo Cardeal Arcebispo do Rio de Janeiro, Dom Orani João Tempesta. Saudando os 81 padres participantes, dentre eles 7 exorcistas oficiais, o bispo acolheu a todos e concedeu a sua benção para o trabalho que a AIE têm feito no Brasil e no mundo a fim de formar novos exorcistas para a Igreja. O curso aconteceu em um momento importante para o Brasil porque frequentemente o assunto “exorcismo” está surgindo na Igreja. Há muito poucos exorcistas no país e o avanço das seitas e os pecados contra o primeiro mandamento, tem contribuído para o aumento expressivo dos casos da ação extraordinária do demônio que precisam da intervenção da Igreja.
Segundo o Padre Geovane Ferreira Silva, anfitrião do curso, colunista do nosso site e exorcista oficial da Arquidiocese de São Sebastião do Rio de Janeiro,, “o curso da AIE no Brasil é importante para que essa formação tão necessária, tão importante, possa alcançar a tantos padres que as vezes não tem condições de uma formação ou de um encontro mais caro fora do Brasil e assim ajudá-los a compreender melhor o seu ministério, o seu trabalho, o seu chamado e o seu provisionamento dado pelo bispo e a tantos outros que, direta ou indiretamente, trabalham com orações de libertação e entre outros atendimentos que facilitam a compreensão para a indicação daquela pessoa que está sendo atendida a um exorcista.”
O curso trouxe a compreensão da igreja sobre o assunto da possessão demoníaca e os aspectos que envolvem o discernimento da ação extraordinária do demônio, apresentando critérios de discernimento dos casos que possivelmente necessitam da intervenção da Igreja com a ministração do exorcismo maior.
O próximo curso oficial da AIE no Brasil acontecerá de 12 a 16 de novembro em São Paulo e as vagas já estão esgotadas.
Mais uma grande benção para o Brasil!