Papa Leão XIV convoca Consistório Extraordinário; este é o primeiro de seu pontificado

0
cq5dam.thumbnail.cropped.1500.844

Nos dias 7 e 8 de janeiro, realizou-se o primeiro Consistório Extraordinário do pontificado do Papa Leão XIV. O encontro reuniu cardeais de diversas partes do mundo, incluindo cardeais brasileiros, no Vaticano.

 

O consistório teve como finalidade promover o discernimento conjunto e oferecer aconselhamento ao Santo Padre no governo da Igreja Católica. Trata-se de um momento significativo para a vida da Igreja, pois fortalece a comunhão episcopal, contribui para o direcionamento pastoral e ajuda a orientar a atuação da Santa Sé no serviço às Igrejas locais e às novas missões.
Do Brasil, estiveram presentes os cardeais: Dom Sérgio da Rocha, arcebispo de Salvador e primaz do Brasil; Dom Leonardo Ulrich Steiner, arcebispo de Manaus; Dom Odilo Pedro Scherer, arcebispo de São Paulo; Dom Orani João Tempesta, arcebispo do Rio de Janeiro; e Dom Paulo César Costa, arcebispo de Brasília.
Além das sessões de trabalho e dos momentos de reflexão, o Consistório foi marcado por intensa comunhão fraterna entre os cardeais, que puderam partilhar experiências pastorais, desafios enfrentados em suas realidades locais e perspectivas para a missão evangelizadora da Igreja no mundo atual.
O encontro reforçou a importância da corresponsabilidade no governo da Igreja e evidenciou o desejo do Papa Leão XIV de conduzir seu pontificado em diálogo constante com o Colégio Cardinalício, valorizando a escuta, o discernimento e a unidade.
O pontífice anunciou que o próximo Consistório será no dia 02 de junho, às vésperas da Solenidade de São Pedro e São Paulo, também com duração de dois dias.
Como sinal visível dessa comunhão eclesial, os cardeais participaram da Santa Missa na Basílica de São Pedro, presidida pelo Papa Leão XIV, confiando a Deus os trabalhos realizados e pedindo luzes para a continuidade da missão da Igreja sob a condução do novo pontífice.
Thaís Helena – Jornalista – Jornal Correio da Semana

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *