Paróquia da Sé realiza Semana Missionária com os seminaristas
De 12 a 17 de janeiro, a Paróquia de Nossa Senhora da Conceição – Sé Catedral de Sobral realizou a Semana Missionária com os seminaristas, um tempo marcado pela vivência da fé, do serviço e do anúncio do Evangelho no território paroquial.
O pároco, padre Berg, presidiu a Missa de Envio na última segunda-feira (12/01), junto a comunidade paroquial e os vocacionados das três casas de formação: Propedêutico, Filosofia e Teologia. Concelebraram a Eucaristia os formadores: padre Welington Silva, reitor do Seminário Propedêutico; padre Denilson de Sousa, reitor do Seminário Maior de Filosofia São João Paulo II; e padre Bruno de Araújo, reitor do Seminário Imaculada Conceição de Teologia.
A homilia foi proferida por padre Denilson, que destacou que a formação sacerdotal não acontece apenas no seminário, mas também na convivência com as famílias, pastorais e comunidades. “Neste sentido, a Paróquia da Sé contribui de forma concreta para a formação dos seminaristas, proporcionando a experiência missionária, na qual eles rezam, caminham e celebram junto ao povo, criando laços de proximidade e amizade, cujos frutos se manifestam na vida e na vocação desses jovens em missão”, afirmou.
Ao final da celebração, os seminaristas foram enviados e acolhidos pelas famílias e grupos paroquiais que os acompanharam ao longo da semana. A ação missionária contemplou os bairros: Centro, Dom Expedito, Tamarindo, Pedrinhas, Derby e Betânia.
Durante a programação, os seminaristas participaram de visitas missionárias às famílias, momentos de oração, celebrações litúrgicas e encontros formativos, fortalecendo o vínculo com a comunidade e promovendo a escuta, o acolhimento e a partilha da Palavra de Deus.
Para o seminarista Samuel Paixão, a missão é parte essencial da Igreja, que por sua natureza é missionária. “Tem sido uma experiência profunda de encontro com Deus, na qual, a cada visita, minha vocação é fortalecida por meio da convivência com as famílias e comunidades. O testemunho de fé e amor do povo, aliado à escuta e à oração, renova o chamado e confirma, no coração, a vocação ao serviço da Igreja”, destacou.
Ao falar sobre a experiência missionária, Samuel ressaltou que, durante as visitas, chamou-lhe atenção a profunda confiança das pessoas na Santa Eucaristia e o grande desejo de muitos em receber os sacramentos. “O testemunho de fé dos idosos foi marcante, assim como a percepção da necessidade de maior proximidade e acompanhamento dos jovens, ajudando-os a compreender o valor dos sacramentos e a perseverar na caminhada de fé”, concluiu.
Com a iniciativa, foi possível despertar e fortalecer o espírito missionário, incentivando assim o compromisso cristão e a corresponsabilidade na evangelização, especialmente junto às realidades mais necessitadas. Também proporcionou aos seminaristas uma experiência concreta de missão, contribuindo para sua formação pastoral e humana, em comunhão com a Igreja local. A Missa de Encerramento acontecerá neste sábado (17/01), na Sé Catedral de Sobral.
Thais Helena – Jornalista – Jornal Correio da Semana









