Paróquia de São José celebra 10 anos de missão e evangelização com dedicação da igreja matriz

Em Sobral, a paróquia dedicada ao patrono das famílias, São José, celebrou solenemente na última segunda-feira, 09/10, os 10 anos da comunidade paroquial. Após o período de revitalização, as portas foram abertas no início da celebração onde houve a dedicação do altar da igreja presidida pelo bispo de Sobral, Dom Vasconcelos.
A ereção canônica na qual foi elevada a paróquia aconteceu em 7 de outubro de 2013 no pastoreio de Dom Odelir Magri. Os paroquianos, moradores do bairro do Sumaré e convidados advindos de outras paróquias lotaram a igreja. A solenidade festiva foi concelebrada pelos padres: Monsenhor Agnaldo Temóteo, vigário geral; Pe. Bruno de Araújo, reitor do seminário propedêutico São José; Pe. Airton Liberato, pároco da paróquia de Santa Luzia de Sobral; Pe. Jocélio Medeiros, administrador paroquial da paróquia de Groaíras e o pároco, Pe. Lucas Moreira. Também esteve presente o diácono permanente, Edmar Filho.
No início da celebração, Dom Vasconcelos abençoou a água para aspergir as paredes, o altar, e o povo em sinal de penitência relembrando o batismo. “Essa casa foi construída para adorar a Deus. Mas, não podemos dizer que nesta casa todos que a freqüentam são adoradores em espírito e verdade, alguns sim, mas muitos outros que estão fora do templo podem adorar em espírito e verdade. Hoje ao consagrarmos essa igreja nós queremos pedir a Deus todo poderoso que ela seja um sinal visível do Deus invisível, da presença de Deus plantada no bairro do Sumaré, e que de qualquer lugar de Sobral as pessoas possam ver a torre da igreja de São José”, disse o bispo durante homilia.
Após a homilia teve início o rito de dedicação, iniciando com a intercessão de todos os santos e santas com a ladainha. Como parte do rito, foi entronizado na parte posterior do altar uma relíquia de 1º e 2º grau do beato Carlo Acutis, trata-se do cabelo e um pedaço da roupa do jovem beato. Deu continuidade através da consagração da igreja, incensação do altar, revestimento do novo altar e por fim todas as velas e luzes foram acesas expressando a luz de Cristo e a presença do Espírito Santo.
Por fim, adentraram a igreja os missionários e o bispo diocesano realizou a benção e envio. A celebração finalizou com o cântico dos parabéns pelos 10 anos da paróquia.
Thais Helena
Redação Jornal Correio da Semana



