Pessoas em situação de Rua de Sobral são os primeiros a receber o imunizante

0
vacinacao

Por Samuel Carvalho – Redação Correio da Semana
O Centro de Referência Especializado para a População em Situação de Rua (Centro Pop) realizou na última segunda-feira (28) a aplicação de imunizantes contra a Covid-19 para usuários do serviço. Na ocasião, foi aplicada a dose do imunizante Janssen, de dose única, para facilitar a adesão da população em situação de rua. A vacinação foi coordenada pelas secretarias da Saúde (SMS) e dos Direitos Humanos, Habitação e Assistência Social (Sedhas).
“É um trabalho importante para garantir que pessoas em situação de rua também sejam vacinadas”, disse a coordenadora da unidade do Centro Pop, Reisglaucia Lobo. A equipe de Abordagem Social esteve nas ruas para mobilizar os usuários para a vacinação. Ainda no momento, foi oferecido um café da manhã junino aos usuários do serviço e a entrega de kits de prevenção contra Covid-19 e Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST’s), pela Coordenadoria dos Direitos Humanos, em alusão ao Dia do Orgulho LGBT.
Em várias cidades do país, o imunizante Janssen está sendo aplicado na população em situação de rua. Devido à dificuldade do acesso de pessoas em situação de rua a sistemas de filômetro como o vacinasol e outros disponíveis ao redor do país, bem como a situação de vulnerabilidade social, o uso de apenas uma dose facilita o acesso à vacinação entre essa população.
A vantagem de apenas uma dose oferecida pela vacina passou ocupar uma nova posição na estratégia de vacinação dos municípios em todo o país ao imunizar grupos que correm o risco de não retornar para a segunda aplicação ou que precisam de mais rapidez no processo, estados como Ceará, Minas, Paraná e Rio Grande do Norte, e cidades como São Paulo e Araguaína (Tocantins). Além da população de rua, caminhoneiros também estão recebendo o imunizante em dose única.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *