Por que Sobral está de Parabéns?

0

Mudanças no visual e na administração, desenvolvimento da economia e da educação, sentimentos históricos e apaixonantes, de um passado glorioso e um futuro promissor. Essas foram as respostas de alguns sobralenses de nascença, ou naturalizados pelo coração fervoroso e enorme da eterna princesa do Norte

Na esperança, ‘a cidade da paz, solidariedade e amor ao próximo’

A elevação da categoria de Vila para Cidade completa 246 anos em 2019. Ivo Ferreira Gomes, prefeito do município, ressalta a importância de comemorar a beleza do povo trabalhador: “Que nós possamos lutar para que tenhamos uma cidade melhor para se viver, e uma sociedade que viva em paz, com solidariedade e amor ao próximo. Cada um fazendo a sua parte, construindo uma cidade limpa. Que o povo faça a sua parte, seja por meio de críticas ou ações, e o poder público faça o que lhe cabe. Que tenhamos paz, amor e saúde, o resto a gente resolve”, enfatiza o prefeito.

 

No Becco, comenta-se toda hora sobre ‘a cidade querida por todos’

Expedito Vasconcelos, nomeado prefeito do Becco do Cotovelo, e proprietário de um dos cafés mais badalados da cidade, afirma que é no Becco que se passa a história de Sobral. E por viver ali há 41 anos, declara com toda experiência: Sobral é digna de todas as homenagens, e de todos os parabéns. “É uma cidade bonita, uma cidade universitária, que tem uma saúde boa, colégios bons. Tem crescido muito porque temos bons administradores, pessoas cultas que investem em Sobral. É uma cidade desenvolvida que está crescendo muito e, merece ser lembrada e falada em seus 246 anos. Cidade de Dom José, cidade querida por todos!”, ressalta.

 

Nos sonhos, ‘a cidade que acolhe’

José Osmar Carlos, nobre cabeleireiro que chegou na cidade com 17 anos de idade, cujos olhos viram pessoalmente o primeiro bispo da diocese de Sobral, Dom José Tupinambá da Frota, em meio a seu Jubileu Sacerdotal, considera-se sobralense. Esposa, filhos, netos e já se vão quase 64 anos desde que veio de Massapê. “Então aqui eu acabei de me tornar adulto, aqui eu me casei, construí família, consegui casa própria e trabalho. Cheguei jovem, começando na vida, mas segui encantado com Sobral, eu sonhava em morar aqui. Parabenizo com todas as minhas forças, a cidades que eu adoro, que eu amo, que eu moro”, enfatiza Osmar.

 

No amor, ‘a cidade paraíso’

“Nasci, me criei e amo Sobral”, é o que afirma a empresária Keila de Castro Lourenço, que parabeniza “os gestores dos últimos 20 anos que foram magníficos com a cidade”, que segundo ela tornaram Sobral um paraíso. “Se não fosse a quentura, era a melhor cidade do mundo. Eu costumo dizer que Sobral é uma família só: todo mundo conhece todo mundo. Gosto de sobral por isso, as peculiaridades, as pessoas se interagem. Por isso parabenizo por ser uma cidade maravilhosa de se viver, criar nossos filhos, onde a educação é maravilhosa. Eu amo e sou apaixonada por Sobral, não troco Sobral por nada”, ressalta.

 

No crescimento, ‘a cidade que ensina pela história’

Falar de Sobral é gratificante para Gabriel Assis Araújo Vasconcelos, professor aposentado da UVA (Universidade Estadual Vale do Acaraú). Ele reside na cidade desde 1973, e é conhecedor de toda construção histórica que permeia os alicerces de Sobral. Se é para falar de economia, ele ressalta: “A história do Ceará, ela obrigatoriamente passa por Sobral. É essa cidade que decide a economia do Ceará por meio da Charqueada. Sobral exportava para Acaraú, e a carne era levada para diversos estados brasileiros”. Se é para falar de crescimento, ele não deixa de citar Dom José, que pensou Sobral como Roma; nem seus muitos outros filhos ilustres como Barão de Sobral, o primeiro procurador da república. “Não é só um pólo industrial, é uma cidade universitária. É importante nesse dia desejar nossos parabéns, pois vemos uma população que cresce à medida que a cidade cresce”, declara Gabriel.

 

No respeito, ‘uma cidade bem administrada’

O empresário Luiz Mello Torquato, se orgulha de ter conhecido Sobral “quando era uma bolinha pequena”, e ter observado de perto seu imenso crescimento. “Sobral é a minha cidade e você tem que respeitar. O Guarany é meu time. O meu senador é o Cid Ferreira Gomes, porque ele enalteceu, botou Sobral lá em cima”, destaca. Uma boa administração leva a cidade para a modernidade, e Luiz Mello parabeniza todos os bispos que Sobral já teve: “. Eu admiro Sobral. Os administradores direcionam valor à educação e ao saber. A cidade está de parabéns em todos os parâmetros, temos um grande bispo e um bom prefeito”, aponta.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *