Professor da UVA e Diretor do Museu Dom José é empossado como membro da Comissão Especial de Cultura da OAB Nacional

O professor do curso de Direito da Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA), diretor do Museu Diocesano Dom José e diretor Adjunto do Centro de Ciências Sociais Aplicadas, José Luís Lira, foi empossado como membro da Comissão Especial de Cultura e Arte do Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil. Na sexta-feira, 3 de junho, em solenidade realizada na sede da OAB Ceará, em Fortaleza, o docente da UVA recebeu o certificado de posse na Comissão das mãos do presidente da OAB Ceará, Dr. Erinaldo Dantas, juntamente com o secretário Adjunto da OAB Ceará, Dr. Rafael Ponte, e com a Irmã Antonieta Carneiro Portela, como participou do momento como madrinha.
Presidida pelo Dr. Flávio Ferreira, da OAB/MT, a Comissão Especial de Cultura e Arte da OAB Nacional é composta por advogados de todo o Brasil, sendo o professor José Lira o único representante do nordeste na Comissão. Segundo ele, a Comissão de Arte e Cultura pretende traçar o perfil dos projetos culturais e de arte da OAB. “Eu já havia participado das comissões da Subseção de Sobral, na qual fui membro e depois presidente; da Comissão Estadual do Ceará, na qual fui secretário adjunto; mas, participar da Comissão Nacional é além de uma grande honra, um sentimento de muita responsabilidade”, comenta o docente.
Ele explica que sua presença na Comissão Especial de Cultura e Arte da OAB Nacional é cheia de compromisso com a cultura do Nordeste. “Como dissemos na nossa primeira reunião que aconteceu de forma remota no último dia 31/05, o Brasil é um país continental e cada região possui uma cultura própria, e nossa missão é identificá-las, incentivá-las e lutar pela preservação delas”. Ele destaca que a cultura do norte do Ceará e do Nordeste estarão muito presentes em suas ações, mas, numa Comissão Nacional, o Brasil é o foco. “Agradeço a confiança dos presidentes da OAB Nacional, Beto Simonetti, e da OAB Ceará, Erinaldo Dantas”.
PERFIL DO DOCENTE
José Luís Araújo Lira, natural de Guaraciaba do Norte (1973), tendo título de cidadania sobralense, é advogado, mestre e doutor em Direito pela Universidade Nacional de Lomas de Zamora, na Argentina, título reconhecido no Brasil pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. É pós-doutor em Direito pela Universidade de Messina (Itália). Tem inúmeros artigos em jornais e revistas. É professor do curso de Direito da Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA), desde 2004, diretor Adjunto do Centro de Ciências Sociais Aplicadas, e diretor do Museu Diocesano Dom José de Sobral. Integra diversas entidades culturais e científicas no Brasil e no exterior. Autor de 28 livros publicados, foi fundador da Academia Fortalezense de Letras e da Academia Brasileira de Hagiologia e da Academia Cearense de Cultura. Fundou, ainda, a Academia Sobralense de Letras Jurídicas, da qual foi o primeiro presidente, a Academia Brasileira de Cultura Jurídica e, por último, fundou o Instituto Histórico e Geográfico de Sobral.
Fonte: Assessoria de Comunicação e Marketing Institucional da UVA
Fotos: OAB-Ceará.



