Professores lançam livro: “Maní, uma Pandora brasileira”

0

Por Prof. Dr. Vicente Junior¹
O romance de Arlindo Vagante, ‘Maní, A Primeira Mulher,” é antes de tudo uma saga, uma narrativa na qual se percebe como é difícil ser uma “não homem” nos tempos imemoriais e nos dias de hoje.
A trama é urdida a partir de um “antes”, ou seja, de um tempo que oficialmente ainda não existe. Um tempo em que ser mulher já era carregar consigo alguma maldição. Na metáfora sobre “os de cá “ e “os do outro lado”, que remete a Brasil e Portugal, esconde-se a proto-história do ameríndio normalmente não escrita. O autor disfarça linguisticamente seu propósito nos nomes dos deuses, nos nomes das personagens que habitam este intrigante e des-conhecido mundo. Alguns poemas ou cânticos ancestrais ajudam a entender a narrativa e dão o toque de hibridismo comum aos romances pós-modernos. A sensação é boa. O que não se sabia sobre o antes do indígena brasileiro, sabe-se por meio de Maní. Avulta no romance não apenas um conhecimento místico ancestral, a modos de elegia feminina, mas um conhecimento também mítico. Há traços de mitologia grega, celta, indiana e nórdica, mas o elemento nativo prevalece, fervilha na terra índia, e brota ao final quando a estória finalmente vira História. A leitura de Maní é pródiga e gratificante, pois é uma verdadeira ode ao maior sentimento humano, o Amor. Para um povo sem memória como o nosso, recomendo esta leitura urgentemente!
¹

Prof. Dr. Vicente Jr – Poeta, Contista e Crítico de Cinema e Literatura. Professor Adjunto da Universidade Estadual Vale do Acaraú. Criador do GRELF – Grupo de Estudos de Leratura Fantástica e sua revista digital (disponível em www.literaturafantastica.pro.br)

SOBRE O AUTOR:
Arlindo Vagante é o pseudônimo de Arlindo Moreira de Sousa, professor da rede pública do Estado do Ceará, escritor e blogueiro, nascido em Sobral no dia 14 de junho de 1978. É formado em Letras e Especialista em Literatura. Além de Maní – A Primeira Mulher, é autor dos romances A Cilada de Mary-Ann e Brain: Conluio do Corpo, e da autoajuda Você é o Seu Presente! – uma autobiografia motivacional – entre outras publicações independentes em prosa e em verso.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *