Projeto que oferece cirurgias de correção de Orelhas em Abano com baixo custo chega ao município de Sobral

0

O Projeto Orelhinha começou suas atividades em 2010, e contando agora com Sobral, já está presente em 26 cidades do Brasil

Mais de 10 milhões de pessoas não se sentem felizes com suas orelhas ao redor do Brasil. Visando contribuir na resolução da autoestima dessas pessoas, em 2010 foi criado um projeto com iniciativa social que viabiliza cirurgias de orelha em abano, chamadas de Otoplastia. Ele atua em 26 cidades do Brasil e conta com uma equipe de cirurgiões plásticos, anestesistas e equipe administrativa especialistas e experientes, treinados para realizar a mesma técnica cirúrgica para obter os mesmos resultados cirúrgicos, com segurança. O Projeto Orelhinha, que conseguiu realizar mais de 30 mil cirurgias desde 2010, chega agora ao município de Sobral, no Ceará.
A Santa Casa de Misericórdia de Sobral (SCMS) começou a realizar cirurgias de tratamento corretivo de Orelhas em Abano (Otoplastia). A iniciativa é uma parceria com o “Projeto Orelhinha”, que tem o objetivo de oferecer o procedimento com profissionais especializados e um custo acessível e facilitado.
A Otoplastia é considerada uma cirurgia estética e por isso não é ofertada de forma gratuita pelo SUS (Sistema Único de Saúde), nem por convênios. Com um sistema de gestão mais eficiente, o Projeto Orelhinha visa tornar acessível o custo das cirurgias que variam atualmente entre R$6 mil e R$ 8mil, oferecendo de forma facilitada pela metade do preço.
Os interessados devem ligar para a central de atendimentos do Projeto Orelhinha (0800 718 7804) e realizar um cadastro. A etapa seguinte é uma palestra de orientação, onde o interessado é apresentado ao procedimento cirúrgico, ao local do procedimento e quem irá realizar. Na Santa Casa de Misericórdia de Sobral, Dr. Agostinho Moura é o cirurgião plástico responsável.

Projeto Orelhinha
O Projeto Orelhinha começou suas atividades em 2010, e contando agora com Sobral, já está presente em 26 cidades do Brasil. No início, era direcionado a crianças entre sete e 14 anos, que buscavam a cirurgia por sofrerem bullying na escola. O projeto começou a se estender ao público adulto em 2013, levando em consideração que as orelhas de abano são uma característica familiar.
De acordo com o idealizador do projeto, Dr. Marcelo Assis, a Otoplastia não é somente uma cirurgia estética, mas também social: “A questão da autoestima é muito importante. Na infância, a criança que tem orelha de abano tem problema na escola, quando adulto não quer ir para o trabalho, às vezes perde o emprego. Hoje, é considerada, uma cirurgia social. É uma das cirurgias mais procuradas e realizadas entre os jovens”, ressalta.
O Projeto também conta com uma Cartilha educativa para pais, professores e educadores. A cartilha tem como objetivo de compartilhar informações no combate ao bullying e ajudar pessoas que já sofrem com o problema, orientando no resgate de sua autoestima.

Primeira vez em Sobral
A SCMS recebeu a primeira palestra de orientação do Projeto Orelhinha na quarta-feira (02/10). Os interessados cadastrados foram orientados sobre o procedimento, formas de pagamento e cuidados necessários antes e depois da cirurgia, e também apresentados ao cirurgião plástico responsável, Dr. Agostinho Moura.
As cirurgias começaram a ser realizadas na sexta-feira (18/10) com quatro pacientes. O idealizador do projeto, Dr. Marcelo Assis, esteve presente: “Geralmente no primeiro dia eu venho acompanhar para deixar no padrão do Projeto Orelhinha, pois tem toda uma padronização da técnica. Fazemos um treinamento com as equipes médicas de acordo com a rotina do hospital”, explica.
Já estão agendadas oito cirurgias para o mês que vem e, mais oito para o mês seguinte, totalizando 20 procedimentos. Ao ser encerrada a primeira turma, outra palestra será marcada na SCMS, com as pessoas que já forem se cadastrando pela central de atendimentos e mais pessoas serão beneficiados com o Projeto Orelhinha.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *