Quarta-feira de Cinzas dá início à Quaresma em preparação a Páscoa

0
WhatsApp Image 2024-02-16 at 15.19.09 (1)

Dando início ao período Quaresmal, a igreja católica no mundo inteiro celebrou a Quarta-feira de Cinzas no último dia, 14 de fevereiro. Na Sé Catedral de Nossa Senhora da Conceição, em Sobral, a missa das 18h30 foi presidida por Dom José Luiz Gomes de Vasconcelos e concelebrada pelo pároco da Paróquia da Sé e Cura da Catedral, Pe. Berg e Pe. Livandro Monteiro, da comunidade Shalom. Os sacerdotes foram auxiliados pelos diáconos permanentes: Edmar Filho e Cândido Aguiar.
Quaresma é a palavra utilizada para designar o período de 40 dias, no qual os católicos realizam a preparação para a Páscoa, a mais importante festa do calendário litúrgico cristão, pois celebra a Ressurreição de Jesus, a base principal da fé cristã. Nesse período, que começa na Quarta-feira de Cinzas e termina na Quarta-feira da Semana Santa, os fiéis são convidados a fazerem um confronto especial entre suas vidas e a mensagem cristã expressa nos Evangelhos. Esse confronto deve levar o cristão a aprofundar sua compreensão da Palavra de Deus e a intensificar a prática dos princípios essenciais de sua fé.
Dom Vasconcelos ressaltou a necessidade de confiar plenamente em Deus e as práticas para vivenciar bem a quaresma. “Precisamos abrir os nossos ouvidos para a palavra de Deus. Nesse contexto, o senhor nos coloca cotidianamente nessa escadaria que nos leva à Páscoa três exercícios espirituais para realizarmos: a oração (diálogo com Deus, pois se nós o amamos nós não podemos deixar de conversar com ele), caridade (o Senhor nos pede para nos desapegarmos dos nossos excessos, a sagrada escritura nos diz que ela apaga muito dos nossos pecados) e Jejum (serve para quebrar o nosso orgulho, nos lembrar que somos frágeis e que Deus é quem nos sustenta e nos mantém e para nos tornar solidários com aqueles que passam fome)”, disse.
Após a homilia, os católicos fizeram filas na nave central e nos corredores da igreja para receber as cinzas que foram impostas na fronte de suas testas. O bispo destacou ainda que todos, sem distinção, merecem e devem receber as cinzas. Findando a celebração, Pe. Berg convidou a todos para participarem dos tradicionais atos litúrgicos da quaresma que acontecem na Catedral.
Thais Helena – Redação Jornal Correio da Semana

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *