Quinta-feira Santa: Missa do Crisma reúne o Clero Diocesano de Sobral

0

Thais Helena (Redação Correio da Semana) – Na Quinta-feira Santa, 14, a Diocese de Sobral celebrou a Missa do Crisma e Benção dos Santos Óleos em um momento festivo, onde a igreja diocesana reuniu-se na manhã desta quinta-feira santa na SÉ Catedral de Nossa Senhora da Conceição em Sobral. Todo o clero da Diocese de Sobral fez-se presente, com exceção dos sacerdotes enfermos, idosos e os que estão em missão em outros lugares.
Esta celebração é tradicionalmente vivenciada na quinta-feira santa, dia que lembramos a instituição da eucaristia e do sacerdócio pelo Divino Mestre. Na Missa do Crisma celebram-se dois momentos belíssimos; O primeiro é a renovação das promessas sacerdotais, no qual, cada presbítero presente em sintonia com o dia de sua ordenação, renova os votos que fez perante a igreja na pessoa do bispo. O segundo é a bênção dos Santos Óleos: dos enfermos, dos catecúmenos; e a consagração do óleo do crisma. Estes óleos santos serão ministrados nos Sacramentos que os sacerdotes celebrarão no decorrer do ano em suas comunidades de fé.
Ao som da marcha da igreja, o clero, seminaristas e o Bispo Diocesano, Dom Vasconcelos adentraram a igreja solenemente para este dia festivo. Dom Vasconcelos em sua homilia disse que nenhum padre age sozinho na pastoral ou na missão, ele age em nome do bispo e do presbitério do qual faz parte, esta verdade torna-se visível na celebração de hoje também chamada Missa da Unidade. Os sacerdotes unidos como presbitério em torno do seu bispo renovam suas promessas feitas no dia feliz em que receberam o sacramento da ordem no seu grau específico, esse desejo e empenho de unidade deve ir além dessa missa hoje celebrada.” O Senhor Bispo também falou da felicidade que é reunir-se com o clero em momentos de retiro espiritual e confraternização, acima de tudo quando uns se solidarizam pelos outros quando passam por momentos de dor e pediu que todos rezassem uns pelos outros, principalmente pela santificação do clero, pois não passam de vaso de argila.
Após a homilia os sacerdotes renovaram as promessas sacerdotais que fizeram no dia de sua ordenação e adentraram à Catedral em procissão os Santos Óleos (catecúmenos, enfermos e crisma) que foram abençoados e o óleo do crisma consagrado com a imposição das mãos de Dom Vasconcelos e do clero. Antes da bênção final, Dom Vasconcelos convidou toda a Diocese de Sobral para marcar presença na próxima quinta-feira, dia 21 de abril, na Catedral da Sé para a Ordenação Sacerdotal dos Diáconos Bruno de Araújo e Francisco Eduardo. Assim como anunciou a Ordenação Diaconal Permanente do primeiro fruto da Escola Diaconal da Diocese de Sobral, o Professor Edmar Filho, ex seminarista, professor da UVA, casado, pai de dois filhos e paroquiano da Paróquia Santa Luzia em Sobral para o dia 16 de Julho deste ano corrente na SÉ Catedral.
Ao final, Dom Vasconcelos abençoou a todos e realizou a entrega das bolsas com os santos óleos aos Padres para que levassem para suas paróquias.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *