Rádio Educadora FM 107.5: Ouvintes participam de Santa Missa em comemoração aos 64 anos de criação

0

Reunidos no pátio da Cúria Diocesana, os ouvintes encontraram-se na tarde desta sexta-feira, 23/06, para celebrar os sessenta e quatro anos da Rádio Educadora FM 107.5. O diretor administrativo, Pe. Lucas Moreira, celebrou a Santa Missa em ação de graças.
A Rádio Educadora do Nordeste, nasceu do esforço do Monsenhor Sabino Guimarães Loyola, que teve como primeiros colaboradores o Sr. José Patriarca de Lima e do Monsenhor Aloísio Pinto. A emissora foi ao ar em caráter experimental, no dia 20 de maio de 1959. Sua fundação oficial foi em 21 de junho de 1959, tendo como primeiro locutor Francisco Marques dos Santos (Marcos da Cruz). Criada com ênfase na educação, a emissora era transmissora das escolas radiofônicas (pertencentes ao MEB/movimento de educação de base) em todo o interior do Estado. As escolas radiofônicas funcionavam com rádios cativos, que tinham como única programação a Educadora, dentro das salas de aula. Aonde o Padre não ia ou a Escola não chegava, penetrava as potentes ondas radiofônicas da Educadora do Nordeste.
Sem perder de vista seu enfoque religioso, a Educadora sempre foi o principal meio de divulgação dos atos do Bispado da Diocese de Sobral, a saber: realização do programa a Voz do Pastor, transmissões da celebrações direto da Catedral e diversos programas de evangelização. A Rádio Educadora ao longo de sua existência tem sido uma escola para muitos profissionais, que foram ou são destaques na imprensa local, estadual e nacional.
Na homilia, Pe. Lucas citou a alegria de celebrar mais uma data desta emissora católica. “Hoje é um dia feliz, nós estamos celebrando ainda os 64 anos de nossa rádio, esse empreendimento inicialmente foi levado a frente por Monsenhor Sabino, e a gente sabe o quanto ele se dedicou porque entendia que a diocese precisava de uma rádio potente que pudesse educar, evangelizar e formar. Com o passar do tempo, a rádio foi melhorando a sua programação, diversos programas por aqui passaram. Ela é uma caçulinha, há apenas um ano somos FM, mudamos a forma de transmitir, mas todos os programas são de qualidade”, disse.
Após a celebração houve um arraiá comemorativo em alusão a data festiva na entrada da rádio. Além dos ouvintes, colabores e amigos participaram das comemorações.
Thais Helena – Redação Jornal Correio da Semana

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *