Representação da CPT da Diocese de Sobral, Participa da Cúpula dos Povos Nordeste na COP 30

Acontece entre os dias 21 a 23 de agosto de 2025 em Fortaleza – II Seminário: Transição ou Transação energética? Conflitos, violações de direito, clima e poder digital.
Chiquinho, agentes CPT e coordenador regional e Leandro, camponês da comunidades quilombola de
Jardim do distrito do Patriarca. Participam da Cúpula dos Povos Nordeste na COP 30.
É neste contexto de urgência climática, às vésperas da COP 30 que a CPT se junta a diversas outras entidades para incidir profeticamente, na denuncia as falsas soluções de climáticas, daí a importância da incidência política e o fortalecimento do compromisso com a justiça sócioambiental. Evidenciando nas principais causas e responsabilidades do colapso ambiental e climático, afirmando a urgência de uma transformação estrutural do modo de vida que causa aquecimento global.
Papa Francisco, já nos instigava na ‘laudato si’ que é fundamental denunciar as tentativas de financeirizar a natureza, com soluções baseadas no “paradigmas tecnocraticos” que aprofundam os problemas vigentes e reafirmar que está em jogo muito mais do que uma simples transição energética.
No caminho do esperançar a CPT compõe na programação do seminário como debatedora numa mesa sobre: “Ecologia política, interseccionalidade e confluências nas lutas territoriais pelo bem viver.” Pois a crise climática, exige que cuidemos bem da casa comum.
Assim, seguiremos promovendo diálogos urgentes, com vista à ecologia integral, com respeito às fontes de vida, respeito à Terra, às águas, a defesa dos territórios, bem como o reconhecimento da como vida, e que “tudo está interligado”. O cuidado com a casa comum é o compromisso e o desafio a partir do qual devemos incidir rumo a COP 30.
Texto: Chiquinho



