SAAE lança nota explicativa sobre a coloração da água distribuída no município de Sobral

0
ETA SAAE de Sobral (1)

Por Samuel Carvalho – Redação Correio da Semana
A população sobralense tem notado que a distribuição de água fornecida pelo Serviço Autônomo de Àgua e Esgoto (SAAE) tem apresentado turbidez. Devido a estes acontecimentos, o SAAE divulgou nota sobre a qualidade do serviço prestado bem como os motivos pela coloração da água estar um pouco mais escura, devido aos processos e ao período chuvoso do ano.
Segundo o esclarecimento turbidez vem do próprio procedimento de tratamento da água combinado com as chuvas. O processo ocorre nas Estações de Tratamento de Água (ETAs) Sumaré e Dom Expedito, por meio das etapas de coagulação, floculação, decantação, filtração e desinfecção com cloro. Porém, neste período de chuvas, as enxurradas mais fortes provocam aumento da turbidez da água, devido à ampliação do carreamento do solo, o que pode obrigar o SAAE a reduzir a oferta de água na cidade, visando garantir a sua qualidade.
A turbidez ocorre quando a água tem a transparência reduzida, devido à presença de sólidos em suspensão. Essa água chega às estações de tratamento com valores de cor e turbidez muito elevados, o que dificulta a remoção dessas micropartículas. O SAAE esclarece que apesar da turbidez, a água é própria para o consumo humano.
O SAAE também deixou claro que realiza um rigoroso tratamento, seguindo as normas de controle e de vigilância da qualidade, estabelecidas na Portaria nº 2.914/11 do Ministério da Saúde, para que a água chegue à residência dos sobralenses própria para o consumo humano.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *