Santa Casa de Misericórdia de Sobral é reconhecida pela Anvisa em Avaliação Nacional das Práticas de Segurança do Paciente

A avaliação é promovida anualmente pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), em parceria com os Núcleos de Segurança do Paciente de Vigilância Sanitária (NSP VISA) do país.
Ascom Complexo SCMS
Tendo alcançado índice de alta conformidade na Avaliação Nacional das Práticas de Segurança do Paciente no ano de 2020, a Santa Casa de Misericórdia de Sobral foi reconhecida em evento realizado pela Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa) na Escola de Saúde Pública do Ceará, nesta terça-feira (13/07). Representando o hospital, o diretor-geral Dr. Klebson Carvalho compareceu ao evento e recebeu o certificado.
A avaliação é promovida anualmente pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), em parceria com os Núcleos de Segurança do Paciente de Vigilância Sanitária (NSP VISA) do país. O instrumento avalia 21 indicadores de estrutura e processo, baseados na RDC n° 36/2013, que institui as ações de Segurança do Paciente em Serviços de Saúde. Entre os quesitos analisados estão a implantação de um plano de segurança do paciente com protocolos de prevenção de infecções, de cirurgia segura e segurança na prescrição, uso e administração de medicamentos. A Santa Casa de Sobral alcançou 76.2% de conformidade aos indicadores de práticas de segurança do paciente.
A metodologia utilizada foi a de autoavaliação das práticas de segurança do paciente em serviços de saúde em hospitais com leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI). O processo leva em consideração as metas do Programa Nacional de Segurança do Paciente. Após responder a um questionário, os hospitais têm os dados analisados e confirmados por meio de documentação.
A Santa Casa de Misericórdia de Sobral por meio da Diretoria de Enfermagem vem traçando estratégias e articulando ações para a melhoria contínua dos processos e para promoção de uma cultura de segurança. “Estamos reformulando nosso Núcleo de Segurança do Paciente e fortalecendo ações de prevenção e investigação de eventos adversos relacionados à assistência. Prestar assistência com alto padrão de qualidade é a nossa missão, sendo assim, é uma prioridade cumprir todos os quesitos estabelecidos nas normas e resoluções da saúde visando sempre melhor atender nossos pacientes e salvar vidas”, destacou o diretor-geral Dr. Klebson Carvalho.
Santa Casa de Misericórdia de Sobral Assessoria de Comunicação Thais Menezes/ Henrique Brito/ Domingos Jr.



