Santa Casa de Misericórdia de Sobral promove curso de Brigada de Incêndio para colaboradores

Visando proporcionar uma segurança preventiva e ostensiva no combate de incêndios, a Santa Casa de Misericórdia de Sobral (SCMS) promoveu entre os meses de junho a agosto, o curso de formação de brigada de incêndio voltado para os colaboradores da instituição. Os brigadistas foram capacitados pela equipe do Serviço Especializado em Engenharia de Segurança e em Medicina do Trabalho (Sesmt), em parceria com os residentes de Urgência e Emergência.
O curso é composto por aulas teóricas e práticas. As aulas teóricas aconteceram no Departamento de Ensino, Pesquisa e Extensão (DEPE) da instituição seguindo as medidas de prevenção no combate à Covid-19. O treinamento prático foi realizado no centro de treinamento de combate a princípio de incêndio do hospital, nos turnos da manhã, tarde e noite. O curso contou com a participação de 300 colaboradores que foram divididos em 20 turmas. Seguindo o cronograma de atividades, a cada três meses deverão acontecer treinamentos e reuniões com todos os brigadistas da instituição.
A Brigada de Incêndio
A Brigada de Incêndio é um grupo formado por funcionários da empresa, que voluntariamente se credenciam a participar das ações de combate a incêndio promovido pela organização. A equipe é responsável pela coordenação da evacuação da edificação em casos de incêndios e outros acidentes e pelas ações de prevenção, como por exemplo, a checagem dos extintores e saídas de emergências.
A formação da brigada de incêndio encontra amparo legal na NBR 14276 (Brigadas de Incêndio) e Lei Federal nº 6514/77 relativas sobre Segurança e Medicina do Trabalho, regulamentada pela Portaria 3214/78, através da NR 23, que trata de assuntos relacionados a proteção contra incêndios, e também na Portaria 06/2004, através da NT 001/2004 do Corpo de Bombeiros do Estado do Ceará.
Segundo o assessor técnico Moesio Duarte, independente do ramo de atividades, todas as empresas estão sujeitas a emergências, como incêndios. “Há setores com maior risco de incêndio onde as ações preventivas são de extrema importância. Manter uma equipe treinada pode evitar danos patrimoniais e proteger a integridade física das pessoas, pois é o brigadista que atua diante de situações como as de princípio de incêndio e na prestação de primeiros socorros quando ocorre a necessidade de atendimento”, alerta.
De acordo com o engenheiro de segurança do trabalho e coordenador do Sesmt da instituição, Ramon Fontenele, uma das exigências durante as vistorias do Corpo de Bombeiros é que o local tenha um certificado que comprove que naquele estabelecimento existe um grupo competente de brigadistas, que frequentaram cursos e treinamentos sobre o tema. “Assim, capacitamos nossos profissionais para contribuírem com a continuidade da missão de nossa instituição de prestar uma assistência de qualidade, humanizada, segura e sustentável para a população de Sobral e região”, pontua.
Assessoria de Comunicação e Imprensa Complexo Santa Casa de Misericórdia de Sobral Ramal: 1517 | Fixo.: 88 3112-0517



