Santa Casa de Sobral realiza I Congresso de Medicina de Emergência da Região Norte do Ceará

0

O evento aconteceu nas dependências do UNINTA, e contou com mesas redondas, palestras e programação científica.

Ascom Complexo SCMS
A Santa Casa de Misericórdia de Sobral (SCMS) em parceria com o Centro Universitário INTA (UNINTA) promoveu de 1 a 3 de junho, o I Congresso de Medicina de Emergência da Região Norte do estado do Ceará. Com o tema “A importância e inovações da Medicina de Emergência no Âmbito Local e Mundial pré e pós-pandemia”, o congresso, que aconteceu nas dependências do UNINTA, contou com mesas redondas, palestras e programação científica.
Realizada pelo Médico Emergencista e Mestre em Ciências Médicas pela Universidade de Fortaleza, Dr. Frederico Carlos de Sousa Arnaud, a aula magna reuniu os congressistas e autoridades de Sobral e região. No congresso foram abordados os desafios e a importância de profissionais médicos capacitados para atendimentos nos departamentos de emergência, protocolos de transfusão, cuidados paliativos, abordagem de paciente com Covid-19 pós-pandemia, além de destacar o protagonismo das equipes multidisciplinares que atuam no setor.
O Congresso ofereceu seis mesas redondas. O tema “Elaborando um Protocolo de Transfusão Maciça”, ficou por conta da médica Especialista em Hematologia e Hemoterapia, Dra. Alaide Maria Rodrigues Pinheiro. A mesa “Cuidados Paliativos em Pediatria”, foi ministrada pelo Médico Especialista em Pediatria, Dr. Francisco Manoel Guedes Nobre.  A mesa “Atualização do SAVC, baseado na AHA”, foi conduzida pelo Coordenador Médico do Serviço de Urgência e Emergência da Santa Casa de Misericórdia de Sobral, Dr. José Mauro Rios Neto.
O tema “Entrevistando a família no processo de doação de órgãos”, foi mediado pelos profissionais da Santa Casa, Dr. Cristiano Araújo Costa, médico da OPO, Marcela Pereira de Andrade, Assistente Social da OPO, e Hobber Kildare Sousa Silva, Gerente de Enfermagem do Serviço de Urgência e Emergência da Santa Casa. A Mesa Redonda “Coordenando um time de Emergência” foi ministrada pelo Médico especialista em Ortopedia e Traumatologia, Dr. Giovanni Andrade Lima, e o tema “Papel da Equipe Multiprofissional na sala de Emergência” ficou por conta dos profissionais da Santa Casa Wagner Rodrigues Fernandes (Enfermeiro), Lucas Erick Feijo Martins (Fisioterapeuta), e Clara Saboia (Nutricionista).
O evento também contou com duas palestras. O tema “Atualização e prescrição das drogas mais utilizadas na sala de Emergência” foi conduzido por Dr. José Mauro Rios Neto, e encerrando a Palestra: “Novas diretrizes de Sepse e Sepsis Campaign 2021” foi conduzida pelo Médico Infectologista, Dr. Francisco Breno Ponte de Matos.
O congresso foi organizado por uma comissão formada por profissionais da Santa Casa de Misericórdia de Sobral e por residentes de Urgência e Emergência da instituição. E além do UNINTA, contou com a parceria do Hospital do Coração de Sobral, Visconde Hotel e Restaurante, Dinâmica Hospitalar e Gráfica Cleide.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *