Seminaristas da Teologia são instituídos aos Ministérios de Leitor e Acólito

Na manhã deste sábado (11), sete seminaristas do Seminário de Teologia Imaculada Conceição foram instituídos nos Ministérios do Leitorado e do Acolitado, durante a Santa Missa presidida pelo bispo diocesano de Sobral, Dom Vasconcelos, na Igreja Matriz de Nossa Senhora da Conceição, em Meruoca.
A celebração foi concelebrada por padres diocesanos, entre eles os formadores do seminário, e contou com a presença de familiares, amigos e fiéis da comunidade paroquial.
As instituições ao leitorado e acolitado integram o caminho formativo dos candidatos ao sacerdócio. Após alguns anos de preparação, aqueles que demonstram aptidão para o ministério dão, por meio dessas instituições, passos importantes rumo ao ministério presbiteral.
O leitor é instituído para exercer o ministério próprio da proclamação da Palavra de Deus nas assembleias litúrgicas. Compete a ele realizar as leituras da Sagrada Escritura, exceto o Evangelho, tanto na Missa quanto em outras celebrações. Já o acólito é instituído para o serviço do altar, auxiliando o diácono e o sacerdote nas ações litúrgicas, especialmente na celebração da Eucaristia e na distribuição da Sagrada Comunhão.
Em sua homilia, Dom Vasconcelos destacou a importância desses ministérios na caminhada vocacional: “Quando o seminarista está em processo de formação em vista do sacerdócio, ele deve tornar-se, em primeiro lugar, um ouvinte da Palavra. Depois, deve deixar-se guiar e transformar por ela. Ao conhecer e se apaixonar por essa Palavra, a teologia bíblica nos ilumina, e assim nos tornamos seus anunciadores”, afirmou o bispo.
E concluiu encorajando os instituídos: “Que esses ministérios façam florescer em vós a graça de Deus e vos aproximem cada vez mais de Jesus Cristo.”
Receberam os ministérios: Francisco Elivelton Balbino de Oliveira (Leitorado), Francisco Mateus Tomé, Francisco Samuel Paixão, José Jonatan Mariano, João Victor Melo Sales, Mateus Braga de Amorim e Paulo César de Sena Fontenele (Acolitado).
Thaís Helena – Jornalista – Jornal Correio da Semana



