Senador Cid Gomes é baleado ao tentar entrar no batalhão da polícia militar
O senador licenciado Cid Gomes (PDT) foi baleado na última quarta-feira (19) em Sobral, ao tentar ultrapassar com uma retroescavadeira um bloqueio do 3º Batalhão da Polícia Militar organizado por um grupo de policiais grevistas que reivindicavam aumento salarial. O boletim médico do Hospital do Coração comunica que o senador foi vítima de ferimento por arma de fogo no hemitórax esquerdo.
Anteriormente, o senador havia publicado um vídeo em suas redes sociais com a finalidade de informar que estava a caminho de Sobral para definir coletivamente uma estratégia para “dar paz a Sobral”. Em vídeo, ele frisa a sua indignação diante de ações ocorridas no centro da cidade, quando, segundo os comerciantes, viaturas com motoristas encapuzados transitaram pelas ruas exigindo que o comércio fosse fechado.
“Eu estou chocado ao ver cenas de quem devia dar segurança para o povo, está promovendo a insegurança, promovendo a desordem e eu não consigo me conformar com isso. Poderia ter uma atitude que já tive quando governador, de apelar para as autoridades federais, esperar que as coisas se resolvessem e, governador tem que fazer isso mesmo. Mas eu, como cidadão, estou saindo agora para Sobral que é minha terra, onde estou vendo cenas deploráveis e quero pedir a cada irmão, a cada irmã sobralense do bem, que está indignado com essa situação, para me esperar no aeroporto”, disse o senador.
Por volta das 16h30, Cid Gomes seguiu em uma retroescavadeira em direção ao 3º Batalhão da Polícia Militar, onde furou o bloqueio da PM e acabou sendo atingido por dois tiros.
De acordo com o último boletim médico do Hospital do Coração, após atendimento inicial, o quadro evoluiu de forma satisfatória. “Mantendo-se hemodinamicamente estável e com padrão respiratório normal, não mais necessitando de cuidados de terapia intensiva, recebendo, portanto, alta da enfermaria”, informa o boletim.
Após deixar a UTI, o ex-prefeito de Sobral se pronunciou através de um vídeo agradecendo o cuidado que teve na unidade. “Depois de extraordinários cuidados médicos que salvaram a minha vida, eu quero agradecer a toda equipe do Hospital do Coração de Sobral que não deixa nada a dever a nenhum hospital do mundo. Quero me comprometer de retribuir buscando recursos para mais equipamentos, para que esse hospital possa salvar mais vida como salvou a minha”, ressalta Cid Gomes, que foi transferido para Fortaleza, a pedido da família.
Reforço
O governador Camilo Santana solicitou ao Ministro da Justiça e Segurança Pública, Sérgio Moro, reforços para a segurança do estado do Ceará. O grupo de militares da Força Nacional chegou na quinta-feira (20) e deve ficar no estado durante 30 dias. Assinada pelo ministro da Justiça e Segurança Pública, a portaria publicada no Diário Oficial na quinta-feira (20) autoriza o emprego da Força Nacional de Segurança Pública nas ações de “policiamento ostensivo e, se necessário, repressivo, no Estado do Ceará, a fim de proteger a população cearense, em razão de movimento paredista por parte das polícias estaduais do Ceará”.