Serviço de Hemodiálise da Santa Casa de Sobral adquire 19 novas máquinas e garante assistência aos pacientes
Compromisso com a hemodiálise é inovação tecnológica, segurança do paciente, e humanização
Assessoria de comunicação da Santa Casa de Sobral
Referência no procedimento de Terapia Renal Substitutiva (TRS), a Santa Casa de Misericórdia de Sobral recebeu, na terça-feira (13/08), mais 19 máquinas para a unidade de hemodiálise. O setor atende 245 pacientes por meio do Sistema Único de Saúde. Em média, são realizados 120 procedimentos de diálise por dia, nos três turnos, de segunda a sábado.
Durante o procedimento de diálise, ocorre uma substituição da filtragem de sangue que normalmente é feita pelos rins. Os pacientes que necessitam fazer o procedimento, que dura em média quatro horas, geralmente fazem as sessões três vezes por semana.
“O que estamos oferecendo agora são máquinas modernas que permitem proporcionar uma melhor qualidade de vida aos pacientes através de um tratamento seguro”, destacou o nefrologista e responsável técnico pelo setor de Hemodiálise do Hospital, Paulo Roberto Santos. Esse investimento é resultado do empenho do diretor geral da Santa Casa, Klebson Carvalho, e do provedor Dom Vasconcelos, que constantemente têm buscado auxílio para o Hospital através de parlamentares cearenses. As novas 19 máquinas foram adquiridas com recursos públicos liberados por meio de uma emenda parlamentar do deputado federal Moses Rodrigues, no valor de R$ 999.989,00 reais.
De acordo com o diretor-geral da Santa Casa de Misericórdia de Sobral, Klebson Carvalho, o compromisso com a hemodiálise é inovação tecnológica, segurança do paciente, e principalmente humanização. Ao chegar no Hospital e verificar máquinas ultrapassadas, decidiu investir com recursos próprios na aquisição de 26 máquinas de hemodiálise, que em conjunto com a emenda parlamentar permitiu a aquisição de mais 19: “Com isso possibilitamos ampliação de atendimento, uma vez que todas as máquinas estão operando. Além disso fizemos investimentos na aquisição de 60 poltronas para a hemodiálise. Desta forma buscamos trabalhar uma gestão com mais eficiência, ferramentas administrativas e resolutividade”, enfatiza o diretor-geral.
Hemodiálise
O serviço de Hemodiálise da Santa Casa conta com equipe multiprofissional formada por psicólogo, nutricionista, assistente social, enfermeiros, técnicos de enfermagem e médicos nefrologistas, além de profissionais que atuam no setor administrativo. Os pacientes que passam pelo procedimento contam com alimentação durante todo o dia e têm uma dieta personalizada, atualizada regularmente pela nutricionista do setor.